sábado, 27 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Gol e azul anunciam fim de codeshare. Mas o que isso significa?

Codeshare azul e gol é encerradoGerado por IA

Nos últimos dias, Gol e Azul anunciaram o fim da sua parceria de codeshare, um termo que pode parecer complicado, mas que na prática está bastante presente no dia a dia da aviação comercial. Mas afinal, o que isso significa e por que impacta o passageiro?

O que é codeshare? O termo codeshare vem do inglês e significa literalmente “compartilhamento de código”. É um acordo entre duas ou mais companhias aéreas em que um mesmo voo pode ser vendido por diferentes empresas, cada uma com seu próprio código e número de voo.

Na prática, isso permite que uma companhia aérea comercialize passagens para destinos onde ela não voa diretamente, usando a malha de outra empresa parceira. O passageiro compra o bilhete com a companhia “X”, mas pode embarcar em uma aeronave da companhia “Y”.

Exemplo simples: Imagine que você queira voar de São Paulo para uma cidade pequena nos Estados Unidos. A Gol, sozinha, não chega até lá. Mas se ela tiver um acordo de codeshare com a American Airlines, por exemplo, você pode comprar toda a viagem diretamente com a Gol, incluindo o trecho operado pela American. Assim, o passageiro tem mais opções de destinos sem precisar comprar bilhetes separados.

Quem ganha com isso? O grande benefício para o cliente é a conveniência. Ele pode acumular milhas em apenas um programa de fidelidade, despachar a mala até o destino final e ter todo o itinerário em uma única reserva. Para as companhias aéreas, é uma forma de ampliar a rede de destinos sem precisar criar novas rotas próprias.

Exemplos de codeshare pelo mundo: Esse tipo de acordo é comum e praticamente todas as grandes companhias aéreas mantêm parcerias. Alguns exemplos:

LATAM e Delta Air Lines: têm um acordo que facilita conexões entre América do Sul e Estados Unidos. Lufthansa e United Airlines: parceria dentro da aliança Star Alliance, cobrindo trechos entre Europa e América do Norte. Qatar Airways e American Airlines: conectam passageiros da Ásia e do Oriente Médio a centenas de cidades nos EUA. Air France e KLM com Gol (no passado): permitiam que passageiros da Europa comprassem trechos dentro do Brasil em voos da Gol.

O caso Gol e Azul: O acordo assinado em 2024 tinha como objetivo ampliar a conectividade dentro do Brasil, mas agora será desfeito. As empresas garantem que todos os bilhetes já emitidos continuam válidos, mas daqui para frente cada companhia comercializará apenas suas próprias rotas.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas