O prefeito de Aparecida (SP), José Luiz Rodrigues, o Zé Louquinho (PL), utilizou suas redes sociais para afirmar, neste sábado (18), que o município não vai perder o título de estância turística.
Há alguns meses, o Portal iG vem acompanhando a polêmica que envolve Aparecida e outros municípios que estavam ameaçados de perder o título e, consequentemente, os recursos repassados pelo governo do estado de São Paulo para fomentar o setor turístico.
Assim como Aparecida, Guaratinguetá, Analândia, Eldorado, Embu das Artes, Ilhabela e São Luís do Paraitinga também estavam na relação da Secretaria de Turismo e Viagens para perder o título.
Estes municípios não atingiram a pontuação exigida no ranqueamento feito pela pasta, em 2024, avaliando ações realizadas nos anos anteriores.
Sem os quesitos exigidos, todos estavam ameaçados a cair no ranking estadual e perder o título, que, para Aparecida, segundo o prefeito, desfalcaria os cofres do município, que recebe milhões de devotos por ano em visitas ao Santuário Nacional de Aparecida.
Leia mais: Estância Turística: Aparecida e Guaratinguetá podem perder título
Na sexta-feira (17), de Olímpia (SP), onde acontece a 4ª Reunião de Gestores de Turismo organizado pela Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), o prefeito Zé Louquinho (PL) postou um vídeo afirmando que Aparecida não vai perder o tírulo de estância turística.
“Eu tenho uma boa notícia para todos os aparecidenses: Aparecida não vai cair. O senhor governador [Tarcísio de Freitas/Republicanos] se reuniu na parte da manhã com o presidente da Aprecesp, o senhor prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, e demais diretores, e na reunião ficou acertado que Aparecida não vai cair [no ranking do estado]. Vão subir oito cidades e ninguém vai perder o título este ano”, garantiu o prefeito.
Neste sábado, em nova postagem, ele confirmou a informação, ao lado dos prefeitos Junior Filippo (PSD), de Guaratinguetá, e Alex Torres (PL), de São Luiz do Paraitinga.
O mandatário também agradeceu o apoio das 70 estâncias turísticas e dos vereadores da base que, segundo ele, há meses se empenham para reverter a anunciada perda do título que ameaçava os cofres municipais.
“Foi uma luta difícil, dura, mas Aparecida não vai deixar de ser estância turística, nem Guaratinguetá e nem São Luiz do Paraitinga”, finalizou o prefeito.
O que diz a Secretaria de Turismo
O iG entrou em contato com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo para confirmar a declaração do prefeito de Aparecida.
Em resposta, por meio de nota, o órgão confirmou que o governo do Estado avalia a ampliação de 70 para 78 estâncias turísticas a partir deste ranqueamento.
E completou: “Em agosto, a Alesp aprovou por unanimidade 70 novos Municípios de Interesse Turísticos (MIT), ampliando de 144 para 214 as cidades com o título.”
O encontro em Olímpia reúne prefeitos e dirigentes das 70 estâncias turísticas do Estado de São Paulo, entre sexta) e sábado, para debater políticas públicas, novos investimentos e estratégias de incentivo ao desenvolvimento regional.