terça-feira, 12 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Emirates vai proibir uso de carregador portátil em seus voos

Clique para editar o texto

Passageiros da Emirates não poderão a partir de 1º de outubro deste ano utilizar qualquer tipo de carregador portátil (power bank) a bordo de seus voos. A companhia oferece voos de São Paulo e do Rio de Janeiro para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

“A decisão foi tomada após uma análise de segurança abrangente que visa diminuir os riscos associados aos dispositivos portáteis, usados para fornecer energia a outros aparelhos eletrônicos, considerando o aumento no número de incidentes relacionados a baterias de lítio em voos por toda a indústria da aviação”, informou a Emirates,

A Emirates esclareu que os passageiros ainda poderão levar o aparelho na cabine, mas é preciso seguir as novas regrass. Porém, não será mais permitido utilizá-lo para carregar seus dispositivos ou para recarregá-lo usando as tomadas da aeronave.

Como são os carregadores

Esses dispositivos geralmente utilizam baterias de íons de lítio ou de polímeros de lítio. Elas funcionam como uma fonte de energia portátil, projetada para recarregar aparelhos em qualquer lugar. 

“Se a bateria for sobrecarregada ou danificada, pode ocorrer o chamado ‘thermal runaway’ (ou “fuga térmica”), um processo autossustentável onde a geração de calor dentro da célula de uma bateria é maior que a sua capacidade de dissipar esse calor, levando a um aumento rápido e incontrolável da temperatura. Isso pode ter consequências perigosas, como incêndio, explosões e a liberação de gases tóxicos”, justificou a Emirates..

Um sistema interno de segurança que evita a sobrecarga fazem parte da estrutura da maioria dos smartphones e aparelhos sofisticados com bateria de lítio. Isso evita a sobrecarga.

Mas a Emirates alega que muitos power banks básicos podem não ter essa proteção, o que aumenta o risco. Todas as baterias portáteis, sem exceção, estão sujeitas às novas regras da Emirates.

Confira detalhes nas novass regras divulgadas pela a Emirates

– O passageiro poderá transportar um power bank com capacidade de até 100 Watt-horas.

– Não é permitido usar o power bank para carregar qualquer dispositivo pessoal a bordo.

– É proibido carregar o power bank usando a fonte de energia da aeronave.

– Os carregadores portáteis aceitos para transporte devem ter a informação de capacidade visível.

– A partir de outubro os carregadores não poderão ser guardados nos compartimentos superiores de bagagem. Eles devem ser colocados no bolso do assento ou em uma bolsa embaixo do assento à sua frente.

– Não é permitido transportar power banks na bagagem despachada, conforme regra já existente.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas