quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Duas pessoas morrem após comerem sanduíche contaminado na Itália

Duas pessoas morreram e 14 foram hospitalizadas após consumirem sanduíches de linguiça e folhas de nabo vendidos por um food truck na cidade de Diamante, região da Calábria, no sul da Itália. O caso, registrado nesta terça-feira (12), é o segundo surto de botulismo  no país em menos de um mês.

As vítimas foram identificadas como Luigi di Sarno, de 52 anos, e Tamara D’Acunto, de 45 anos. Segundo o jornal The Telegraph , Luigi chegou a procurar atendimento médico, mas foi liberado mesmo após relatar mal-estar. Ele morreu pouco depois.

Todos os infectados consumiram o mesmo prato: um panini com linguiça grelhada e cime di rapa — folhas de nabo, em italiano. A polícia identificou que o alimento foi comprado pronto e preparado no food truck de Giuseppe Santonocito, 33 anos, que atua há nove anos no setor. Ele e três funcionários estão sendo investigados.

De acordo com o advogado do comerciante, a contaminação pode ter ocorrido antes da entrega do produto. “ Ele está psicologicamente devastado. É respeitado na área e acredita que a contaminação já estava nos produtos que serviu ”, disse.

As autoridades ordenaram a apreensão nacional do panini e de outros itens vendidos no veículo. Os investigadores também analisam a origem dos ingredientes, comprados no fim de julho, usados para preparar apenas seis ou sete unidades do sanduíche.

Cinco médicos que atenderam os pacientes em dois hospitais diferentes também são investigados por suposta demora no diagnóstico, o que pode ter agravado o quadro clínico.

O que é o botulismo?

O botulismo é uma infecção bacteriana rara, geralmente associada a intoxicação alimentar. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a doença pode causar paralisia muscular e levar à morte em casos graves.

No fim de julho, outro surto tóxico foi registrado na ilha de Sardenha, no oeste da Itália, após consumo de guacamole estragado em um festival. Uma mulher morreu e sete pessoas, incluindo uma criança de 11 anos, foram hospitalizadas.

O Ministério da Saúde italiano informou que “ ativou imediatamente todos os protocolos sanitários ” para garantir o acesso rápido a tratamentos de emergência e conter novos casos.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas