quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Dólar em queda: Esse é o melhor momento para comprar a moeda?

Nos últimos dias, o dólar comercial caiu para a faixa de R$ 5,30, o menor valor em mais de um ano! Essa queda continua acontecendo e acaba refletindo também no dólar turismo (que é o dólar usado em casas de câmbio e cartões internacionais), que, apesar de ser sempre mais caro por causa das taxas e do IOF, acaba acompanhando essa tendência também.

Para quem está planejando uma viagem internacional no futuro (mesmo que distante), essa notícia representa um alívio no bolso, já que cada centavo faz diferença na hora de montar o orçamento.

E aí, neste momento, você, meu caro leitor, deve estar se perguntando “Mas o que isso significa na prática para o viajante? Vale a pena comprar dólar agora para minha viagem?”

E a resposta é: Com toda certeza sim! Esse é um excelente momento para começar a comprar dólares, mesmo que sua viagem ainda não esteja marcada. Por esse motivo, eu separei alguns pontos importantes para você levar em consideração:

Taxas menores aproveitáveis: quanto mais baixo o valor do dólar, menos taxas você paga em reais para converter. Comprar dólar turismo agora significa economizar, porque você “pega” o câmbio mais favorável.
Previsibilidade é pouca: o dólar é uma moeda mundial de reserva, muito ligada a flutuações internacionais, juros externos, inflação etc. Ninguém sabe exatamente quando vai subir de novo. Adiar a compra pode sair caro se o dólar voltar a subir.

Cenário diferente: estamos vivendo um momento que difere daqueles de forte alta constante: há sinais de queda, de movimento de valorização do real frente ao dólar, então quem esperar pode perder essa janela de oportunidade.

Cartões multimoedas como vantagem extra: algumas opções de cartão multimoedas permitem que você carregue dólares (ou outras moedas) quando o valor estiver baixo e ainda ganhe rendimento em dólar, ou seja, uma dupla vantagem: dólar mais barato agora, aliada a possibilidade de rendimento enquanto o dinheiro “dorme” na sua conta.

A estratégia mais segura sempre é ir comprando aos poucos, aproveitando a queda, em vez de deixar para adquirir tudo de uma vez perto da data da viagem. Assim, você dilui riscos e garante uma média de câmbio mais vantajosa. Esse, inclusive, é um dos erros que mais vejo as pessoas cometendo…

Não deixe para última hora, pois quando o dólar disparar de novo, a conta vai pesar muito mais no seu bolso!

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas