A Disney revelou planos ambiciosos para expandir seu império de parques temáticos com a construção de seu primeiro resort no Oriente Médio. O novo empreendimento será localizado na ilha de Yas, em Abu Dhabi , nos Emirados Árabes Unidos (EAU), fruto de uma parceria entre a gigante do entretenimento e a empresa local Miral, responsável por destinos como o Warner Bros. World e o SeaWorld na região.
Com seis parques já estabelecidos na América do Norte, Europa e Ásia – o mais recente inaugurado em Xangai em 2016 –, a Disney busca consolidar sua presença global em um mercado estratégico.
A ilha de Yas, com 25 km² e localizada a 20 minutos do centro de Abu Dhabi, foi escolhida por sua infraestrutura turística consolidada.
Impulso econômico e expansão global
Fundado em 1955 com a Disneylândia na Califórnia, o império dos parques da Disney se expandiu para Orlando, Tóquio, Paris, Hong Kong e Xangai. Agora, o Oriente Médio se torna o próximo capítulo dessa trajetória.
Disney registra bom desempenho financeiro
O anúncio coincide com os resultados positivos da Disney no primeiro trimestre de 2025: lucro de US$ 23,6 bilhões (alta de 7%) e ganho de 1,4 milhão de assinantes no Disney+, superando expectativas. Os parques norte-americanos também tiveram aumento no fluxo de visitantes e nas receitas.