Trem do Samba
As comemorações se entendem pela cidade do Rio. O Trem do Samba celebra seus 30 anos de existência com o Festival de Rodas, na Escola de Samba Portela, na rua Clara Nunes, nº 81, Oswaldo Cruz. O público vai curtir a apresentação do Terreiro de Crioulo, Grupo Arruda e Samba da Volta, a partir das 17 horas. A entrada é gratuita, mas a retirada de ingresso deverá ser feita no site Sympla.
No dia 6 de dezembro, a festa continua com o tradicional Trem do Samba na Central do Brasil a partir das 15 horas. O evento, organizado pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, começa no palco Dona Ivone Lara, na estação. Haverá um show do anfitrião da festa e também de sambistas das escolas de samba Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira e Império Serrano, além de outros cantores tradicionais do Rio de Janeiro.
O valor de ingresso para o evento será 1kg de alimento não perecível na troca pelo bilhete de trem. O primeiro ramal sairá, com o anfitrião da festa e as velhas guardas das escolas de samba, da Central do Brasil direto para Oswaldo Cruz, às 18h04, com rodas de samba no interior.
Em seguida, outros 4 trens farão o mesmo trajeto, saindo da Plataforma 2 nos seguintes horários: 18h24, 18h44, 19h04 e 19h24. Sempre com grupos de samba no interior do trem animando a viagem.
Os passageiros vão desembarcar em Oswaldo Cruz onde encontraram três palcos principais e mais 20 rodas de samba espalhadas pelas ruas do bairro.
Veja abaixo a programação dos palcos:
Palco Mestre Candeia – Rua João Vicente:
- Samba da Volta
- Dorina
- Marquinhos Diniz
- Dudu Nobre
Palco Dona Ivone Lara – Rua Átila da Silveira:
- Terreiro de Crioulo e Convidados
- Roberta Sá
Palco Mestre Monarco – Praça Paulo da Portela:
- Velha Guarda da Portela
- Marcelinho Moreira canta em homenagem a Arlindo Cruz
- Leci Brandão
No retorno da viagem, a estação Oswaldo Cruz reabrirá às 23 horas no sentido Central nos seguintes ramais e horários:
- Central do Brasil (23h40, 00h20 e 01h10)
- Santa Cruz (00h00, 00h40 e 01h20)
- Japeri (23h50, 00h30 e 01h00).








