sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Conheça as melhores e mais altas cachoeiras para se aventurar

O turismo de natureza é um dos maiores atrativos  do país. Dentro deste nicho a visitação a Parques Nacionais e Unidades de Conservação estão cada vez mais frequentes.

Um dos elementos que mais chama a atenção dos visitantes são as cachoeiras. Algumas regiões do país tem Unidades de Conservação que não são possíveis de acessar as cachoeiras. Em outras, o turismo de observação é permitido.

Veja a lista das melhores cachoeiras do Brasil

Cachoeira da Fumaça

Localizada na Chapada Diamantina, na Bahia, a queda d’água possui 340 metros de altura. Uma das trilhas que dá acesso à cachoeira tem cerca de 12 quilômetros, com duração de 5 horas ida e volta. O caminho exige muito do preparo físico do visitante, mas só final da rota, é possível ver a queda d’água do topo da montanha. Além desse, há outro caminho que permite que o visitante nade no poço. Mas para ambos, o aconselhável é contratar o serviço de um guia de turismo da região e levar equipamentos para acampar.

Cachoeira do El Dorado

Esta fica no Amazonas, no município de Barcelos, e é considerada a segunda maior do país, c om 353 metros de altura. Para ter acesso, é necessário uma viagem de 30 horas de barco partindo de Manaus. São aproximadamente 211 quilômetros de distância da capital. Além disso, o aconselhável também é contratar o serviço de um guia de turismo que conheça a região. Após chegar em Barcelos, é necessário c aminhar 10 quilômetros por uma trilha e mais uma 1 até alcançar a queda d’água.

Cachoeira de Santa Bárbara

Localizada na Chapada dos Veadeiros, dentro do território quilombola Kalunga, em Goiás, a Cachoeira de Santa Bárbara é um tesouro da região centro-oeste. A trilha parte do povoado Engenho II, que fica a cerca de 30 quilômetros de Cavalcante. O visitante pega um pau-de-arara até o início da trilha e, em seguida caminha quase dois quilômetros. A experiência é incrível pois a cachoeira possui águas cristalinas com um lago esverdeado. O ambiente é muito calmo e propício para banho.

Cachoeira do Tabuleiro

Localizada em Minas Gerais, na Serra do Espinhaço, a 19 quilômetros do município de Conceição do Mato Dentro está na lista das maiores do Brasil. Com 273 metros de queda d’água, ela possui um formato de coração para que observa de longe. Ela pode ser a cessada por diferentes trilhas e é considerada uma das mais bonitas do país.

Cachoeira do Buracão 

Esta fica no município de Ibiocara(BA), dentro do Parque Natural Municipal do Espelhado, na região da Chapada Diamantina. A cachoeira do Buracão se tornou atração local pois fica dentro de um canyon de pedras laminadas alaranjadas que também dão o tom da água. A queda d’água possui 85 metros de altura e a trilha de acesso é considerada de leve a moderada.

Cachoeira da Boa Vista

Fica na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Também está entre as maiores do país com 310 metros de altura. A queda d’água está em um grande canyon de mesmo nome por onde é possível chegar de carro. No entanto, em comparação com as outras, ela não possui um grande volume de água.

Cataratas do Iguaçu

As cataratas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, região oeste do Paraná e a visitação é paga. O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e é um dos mais visitados do país em seus 86 anos de existência. Possui 185 mil hectares de Mata Atlântica e uma rica biodiversidade, constituída por espécies singulares da fauna e flora brasileiras.  A experiência é incrível poria a queda d’água possui 275 saltos com alturas que variam entre 40 e 80 metros movimentando um enorme volume de água.

turismo.ig.com.br