A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária ( ABPF) é responsável por 7 passeios no Brasil realizados por Maria Fumaça. Neste post você vai conhecer uma locomotiva a vapor fabricada em 1884, a segunda mais antiga do Brasil em operação. Ela faz a ligação de Antonina e Morretes, no litotal do Paraná,
A Maria Fumaça do ” trem Caiçara “, como é conhecido o passeio, é composto por um modelo Mogul nº 11, a única locomotiva a vapor em operação em todo o estado do Paraná. Ela percorre 16 quilômetros pela antiga Estrada de Ferro Donna Izabel, em meio à Mata Atlântica.
Com uma velocidade média de 25 km por hora, a Maria Fumaça puxa três vagões que levam até 160 passageiros por viagem. No trajeto o turista se encanta com as pontes, chácaras e manguezais. As pontes foram construídas com engenharia que perduram por mais de um século.
A duração do passeio é de aproximadamente 01h15 e ocorre aos sábados, domingos e feriados, com duas saídas por dia. O passeio custa R$ 87 por trajeto. Para saber mais sobre as datas dos passeios acesse aqui .
Confira os locais de embarque da Maria Fumaça
– Estação Ferroviária de Antonina
Rua Uruguai, s/n – Centro, Antonina/PR
– Estação Ferroviária de Morretes
Rua Padre Saviniano, 768 – Centro, Morretes/PR
Confira os passeoios de Maria Fumaça da ABPF
Trem da Serra do Mar – SC
Trem das Termas – SC
Trem Caiçara – PR
Trem do Imigrante – SP
Viação Férrea Campinas Jaguariúna – SP
Trem da Serra da Mantiqueira – MG
Trem das Águas – MG
Maria Fumaça mais antiga realiza passeios em Minas Gerais
A Maria Fumaça mais antiga do Brasil, fabricada em agosto de 1801, realiza nos finais de semana passeios entre as cidades de São João del-Rei e Tiradentes, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais.
A Maria Fumaça percorre 12 km e parte do trajeto é pelo complexo da Serra de São José, região com bellas paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX. Esse passeio é realizado pela VLI, empresa que gerencia a operação da
O passeio de trem entre Ouro Preto e Mariana , cidades históricas de Minas Gerais, está suspenso há 5 anos e não tem data para ser retomado. Para que o passeio seja retomado, a Vale, que é responsável pelo trem, terá que realizar na linha férrea obras de recuperação. O trajeto entre as duas cidades é de 18 km.