Um passeio de trem para quem não tem pressa de chegar em uma ferrovia cercada pela Serra do Mar. Tudo isso em uma Maria Fumaça fabricada em 1940 que realiza o maior trajeto no Brasil por uma locomotiva a vapor.
São 60 km pela Serra do Mar entre as cidades de Rio Negrinho e Corupá, em Santa Catarina, em uma viagem com duração de 5 horas. A velocidade da Maria Fumaça é de 20 km por hora para ninguém reclamar que não teve tempo de apreciar as belas paisagens da Mata Atlântica de Santa Catarina.
Vagões de 1940
A Maria Fumaça tem força suficiente para puxar de 8 a 10 vagões originais datados dos anos entre 1910 e 1950 o que faz o turista reviver como eram as viagens dessas épocas. A locomotiva passa por 5 túneis, 6 pontes, 3 viadutos. Na maior parte do trajeto o viajante pode apreciar o Rio Hansa Humboldt.
A Maria Fumaça tem capacidade de transportar cerca de 280 pessoas por viagem. A locomotiva tem serviço de bordo e animais de pequeno porte podem ser transportados ao lado do tutor são aceitos.
Valor do passeio
Os passeios da Maria Fumaça começam aos sábados a partir da estação de Rio Negrinho. O trem parte às 09h30. A estação ferroviária, inaugurada em 1913, é tombada pelo patrimônio estadual como parte da história de fundação do município de Rio Negrinho.
No domingo a locomotiva retorna de Corupá sempre às 10h30. Quem for realizar apenas um trajeto vai pagar pelo passeio R$ 196. Incluindo o almoço, retorno de ônibus e café colonial o valor é de R$ 348. Acesse aqui para saber mais sobre o passeio.
O passeio da Maria Fumaça começou em março de 1993. A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) é responsável pelo passeio da Serra do Mar e mais 8 trens turísticos no Brasil, entre eles o Expresso da Mantiqueira , na cidade de Cruzeiro (SP).