terça-feira, 3 de junho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Conheça a embarcação única no mundo relançada no Brasil

Após mais de uma década atracado e em processo de deterioração às margens do Rio São Francisco, em Pirapora (MG), o histórico Vapor Benjamim Guimarães voltou a navegar.

Único exemplar em atividade no mundo em sua categoria,  a embarcação centenária foi totalmente restaurada e reinaugurada neste domingo (1º).

Construído em 1913 nos Estados Unidos, o vapor chegou ao Brasil para operar no Rio Amazonas, antes de ser transferido para o São Francisco na década de 1920, onde passou a transportar passageiros e cargas.

Nos anos 1980, foi adaptado para passeios turísticos e tombado como patrimônio histórico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) em 1985.

A revitalização, que custou R$ 5,3 milhões, integra o Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos das Bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba e também faz parte das ações do Novo PAC.

A restauração da embarcação, conduzida pela Eletrobras, teve início em setembro de 2024 após anos de abandono.

Além de representar um ícone cultural e turístico de Minas Gerais, a recuperação do vapor permitiu ajustes operacionais na hidrelétrica de Três Marias, que antes teve sua defluência reduzida para proteger a embarcação.

Agora, com o retorno seguro do Benjamim Guimarães, será possível ampliar a flexibilidade da gestão dos reservatórios, favorecendo a geração de energia no Velho Chico sem comprometer o uso múltiplo das águas.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas