As praias do Brasil são um espetáculo à parte. Mas para que a beleza continue existindo, é necessário manter uma integração entre os banhistas e a natureza. Foi com essa preocupação que o Instituto Ambiente em Rede iniciou o programa Selo Bandeira Azul.
Desde 2023, esse programa analisa a qualidade das praias, marinas e embarcações. Ao todo, são 38 critérios de avaliação que envolvem a educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, infraestrutura e preservação patrimonial. Em 2025, praias de cinco estados brasileiros foram analisadas por um júri internacional. Apenas 60 receberam o Selo Bandeira Azul.
Confira abaixo as 5 melhores praias do Brasil com o certificado internacional de qualidade:
Praia do Patacho – Porto de Pedras, Alagoas
A Praia do Patacho é um verdadeiro paraíso, com águas sempre calmas e cristalinas, coqueiros, mata típica preservada e absoluto sossego. O ano inteiro, esta praia é praticamente deserta. A Costa dos Corais da região tem um belo coqueiral e o mar tem um tom verde esmeralda de águas transparentes. O local fica na Rota Ecológica dos Milagres, a maior Área de Proteção Ambiental da Marinha Costeira do Brasil, o que contribui para que este destino seja o mais preservado da lista. Esta foi a primeira praia a ter o selo Bandeira Azul em Alagoas.
Trecho do Paraíso – Guarajuba, Bahia
Esta praia fica na cidade de Camaçari, a 49 quilômetros do aeroporto de Salvador, mas é um dos destinos mais visitados no estado da Bahia. O Trecho do Paraíso fica dentro de um condomínio, mas o acesso é livre para todas as pessoas e meios de transporte. O local conta ainda com equipamentos públicos de lazer, bares e restaurantes.
A praia faz parte da Área de Preservação Ambiental Lagoas de Guarajuba e tem vegetação típica, com restinga arbustiva que se concentra entre lagoas e o mar. As águas são cristalinas em um tom de verde-claro de tirar o fôlego.
Praia da Espera – Itacimirim, Bahia
Esta praia fica localizada no município de Camaçari, Bahia. Com 600 metros de extensão, mar calmo e de águas transparentes, a praia de Itacimirim recebe uma média de 50 visitantes por dia. Nesta região, também está a Praia da Espera, onde o navegador Amyr Klink aportou em 1984 em uma vila de pescadores.
Itacimirim também é formada por praias a leste e a oeste, com uma região lagunar conhecida como Lagoas das Virgens e Velado. A região inteira faz parte da APA de Guarajuba, que possui uma faixa de areias claras de mar com ondas baixas e calmas.
Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Salvador, Bahia
Uma pequena praia de 380 metros de extensão, mas que recebe cerca de 1.000 pessoas por dia. Ela é famosa por ficar na Ilha dos Frades, uma das ilhas que compõem a Baía de Todos os Santos. O local atrai turistas de todos os lugares do mundo, que ficam deslumbrados com a beleza da natureza.
Com águas cristalinas e sem ondas, o mar nesta região se torna ideal para banho de crianças, idosos e pessoas que só querem calmaria. Na região, a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe recebe muitas pessoas que chegam de Salvador e cidades vizinhas em escunas. O local conta com serviços de bares e restaurantes.
Praia de Viração – Salvador, Bahia
Também localizada na Ilha dos Frades, esta praia recebe uma média de 500 turistas por dia. A natureza do local é quase selvagem e conquistou os amantes do ecoturismo. Ela é localizada ao sul da ilha e também possui águas calmas e muito limpas.
O local é de fácil acesso para quem chega de escuna pelo Terminal Turístico Náutico da Bahia e pelo terminal marítimo da cidade de Madre de Deus. Mas a região não tem nenhum tipo de serviço para turistas. Só possui belezas naturais e sossego. Ideal para quem gosta de desbravar a natureza.
Bandeira Azul
O Selo Bandeira Azul é um título internacional de avaliação das praias, mas a escolha do local é feita por um juri nacional composto por representantes dos seguintes órgãos:
- Instituto Ambientes em Rede – IAR, Ministério do Turismo – MTur
- Secretaria do Patrimônio da União vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – SPU,
- Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima – MMA,
- Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – MBRATUR,
- Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA,
- Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA,
- Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro – Agência Costeira,
- Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA e Associação Náutica Brasileira – ACATMAR








