O Brasil tem 20 hotéis no Guia Michelin 2025 na seleção global “chaves”. Os empreendimentos selecionados são os que ofereceram as experiências mais excepcionais para os hóspedes. Dois hotéis brasileiros receberam três chaves, a maior premiação, equivalente a estrelas.
Com o status de uma estadia extraordinária, foram incluídos no guia Michelin o Hotel das Cataratas, (Belmond Hotel), em Foz do Iguaçu, no Paraná, e Rosewood na cidade de São Paulo. O Copacabana Palace (Belmond Hotel), do Rio de Janeiro, e o Palácio Tangará, em São Paulo, receberam duas chaves. ( Confira a lista completa de hotéis do Brasil no final deste post ).
Os hotéis foram revelados nesta quarta-feira (8/10) em uma cerimônia exclusiva no Musée des Arts Décoratifs, em Paris (França). O Guia Michelin incluiu 2.457 hotéis em todo o mundo. Receberam uma chave (1.742), duas (572) e três (143).
Como é elaborado o guia de hotéis
O Guia Michelim é reconhecido internacionalmente por suas seleções de restaurantes e classificações por estrelas. Em 2024 a premiação relançou uma seleção global de hotéis com mais de 7 mil propriedades.
Assim como as Estrelas reconhecem as melhores experiências gastronômicas do mundo, as Chaves Michelin destaca as estadias mais excepcionais dentro da seleção de hotéis do guia.
84 chaves para a América do Sul
É a primeira vez que os Inspetores destacaram hotéis com chaves na América Central e no Caribe. Sete países da América do Sul receberam 84 chaves. Foram inclupidos no Guia Michelim os hotéis da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.
Além do Hotel das Cataratas (Belmond Hotel) e Rosewood, de São Paulo, receberam três chaves o Tierra Patagonia Hotel & Spa e Awasi Patagonia, em Torres del Paine, no Chile; Las Casitas (Belmond Hotel Colca Canyon), em Arequipa, Peru.
“125 anos após sua criação como um guia para viajantes exigentes, o Guia MICHELIN está, mais uma vez, redefinindo a excelência — desta vez no mundo da hotelaria. Assim como as Estrelas MICHELIN celebram os restaurantes mais excepcionais do mundo, as Chaves MICHELIN agora homenageiam hotéis que oferecem estadias verdadeiramente notáveis, onde design, serviço e localização se unem para criar momentos inesquecíveis. Com a introdução das Chaves MICHELIN, o Guia estabelece um novo padrão global e independente para experiências hoteleiras extraordinárias”, afirma Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Guia Michelin.
Confira os hotéis do Brasil incluídos no Guia Michelin de 2025
3 chaves- uma estadia extraordinária
Hotel das Cataratas, (Belmond Hotel), Paraná
Rosewood na cidade de São Paulo
2 chaves-uma estadia excepcional
Copacabana Palace (Belmond Hotel), no Rio de Janeiro
Palácio Tangará em São Paulo
1 chave- estadia muito especial
Barracuda Hotel & Villas (BA)
Botanique Hotel & Spa (SP)
Carmel Taíba Exclusive Resort (CE)
Emiliano São Paulo (SP)
Fasano Angra dos Reis (RJ)
Fasano Boa Vista (SP)
Fasano Salvador (BA)
Fasano São Paulo (SP)
Fasano Trancoso (BA)
Fera Palace Hotel (BA)
Hotel Santa Teresa Rio MGallery (RJ)
Kenoa Exclusive Beach & Spa Resort (AL)
Ponta dos Ganchos Exclusive Resort (SC)
Pulso Hotel Faria Lima (SP)
Toca da Coruja (RN)
Txai Resort (BA).