A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e a Prefeitura de Cruzeiro (SP) já defiram as datas dos novos passeios do trem Expresso da Mantiqueira . A estreia da nova atração turística da região foi nos dias 3, 5 e 6 de julho.
O trem faz um trajeto de 6,5 km de Cruzeiro até a Estação Rufino de Almeida, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. No inicio de julho mais de 700 pessoas embarcaram no trem., o que motivou a definição de novas datas para atender os turistas.
Valor do passeio
O trem realizou 15 viagens em 3 dias. O vagão, uma jardineira produzida entre as décas de 50 e 60, tem capacidade para 50 pessoas por viagem. Os novos passeios serão nos dias 19 e 20 de julho e 16 e 17 de agosto. O passeio custa R$ 50. Os passeios começam às 8 horas e seguem até 17 horas.
A Estação Rufino de Almeida, onde fica o último ponto de parada do trem, fica próximo ao pé da Serra da Mantiqueira entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.
A locomotiva Expresso da Mantiqueira foi comprada pela ABPF em 2017 e toda sua recuperação foi nas oficinas que fica na antida estação de Cruzeiro.
A ferrovia por onde passa o Expresso da Mantiqueira teve o imperador Dom Pedro 2º como passageiro na primeira viagem que aconteceu em 1884.