A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) pretende manter em 2026 os passeios do Expresso da Mantiqueira entre as cidades de Cruzeiro (SP) e a estação Rufino de Almeida. O primeiro passeio de 2026 será no dia 18 de janeiro, no domingo.
As partidas de Cruzeiro serão às 10 horas e 12 horas. O trem percorre 12 km (ida e volta) pela pela ferrovia Minas & Rio. O passeio tem duração de 1h30. O Expresso da Mantqueira ficou sem operar por 20 anos. A retomada dos passeios foi em julho de 2025.
A ferrovia por onde passa o Expresso da Mantiqueira teve o imperador Dom Pedro 2º como passageiro na viagem inaugural que aconteceu em 1884.
O Expresso da Mantiqueira é formado por uma locomotiva diesel-elétrica Alco 3507, fabricada em 1958. Ela puxa pelos trilhos ceentenários um vagão tipo jardineira com 52 lugares.
Quando custa o passeio?
O passeio custa R$ 50 e os bilhetes podem ser comprados na estação de Cruzeiro. Na Estação Rufino de Almeida, que fica no pé da Serra da Mantiqueira, o trem fará uma parada antes do retorno. Garanta aqui as passagens,
A Estação Rufino de Almeida fica próximo a divisa do estados de Minas Gerais e São Paulo. A intenção da ABPF é recuperar um trecho de 20 km da ferrovia para que o Expresso da Mantiqueira faça paseios até Passa Quatro (MG).
O Expresso Mantiqueira
é um trem operado pela Regional Sul de Minas da ABPF na cidade de Cruzeiro – SP. Nessa primeira etapa, o trem parte da estação central de Cruzeiro, KM 0 da ferrovia Minas & Rio, e segue em direção a estação Rufino de Almeida, localizada no KM 6 da ferrovia, no pé da Serra da Mantiqueira, logo após o primeiro túnel da ferrovia, totalizando 12 km de passeio (ida e volta).









