quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Companhia passará a cobrar para passageiros reclinarem assentos

A companhia aérea canadense WestJet vai reformular 43 aeronaves de sua frota e, com isso, eliminará a função de reclinação nos assentos da classe econômica tradicional. A mudança, que deve ser concluída até o início de 2026, faz parte da integração de aviões herdados das extintas Swoop, Lynx e Sunwing — todas conhecidas por operar sob o modelo low cost, com tarifas mais baixas e serviços cobrados à parte.

Segundo a empresa, os assentos reformulados terão uma “reclinação fixa”, ou seja, não poderão ser ajustados pelo passageiro. A WestJet justifica a decisão afirmando que metade dos viajantes consultados em testes internos declarou preferir essa configuração, para evitar o desconforto de ter o espaço invadido por quem reclina a poltrona da frente.

“Nosso objetivo é equilibrar conforto e acessibilidade. Continuamos testando novos produtos para entender o que melhor atende aos canadenses” , informou a companhia em nota enviada à ABC News.

Novos assentos e divisão por categorias

Os modelos Boeing 737-8 MAX e 737-800 passarão a ter três categorias distintas:

  • Cabine Premium, com 12 assentos reclináveis, apoio de cabeça ajustável e almofadas ergonômicas;
  • Extended Comfort, uma seção intermediária com 36 lugares e mais espaço para as pernas;
  • Classe Econômica Básica, com os novos assentos de reclinação fixa.

De acordo com a WestJet, o novo design permitirá incluir uma fileira extra de assentos, o que ajuda a reduzir o custo por passageiro e, teoricamente, a manter tarifas mais competitivas.

Conectividade e modernização interna

Além da alteração nos assentos, as aeronaves reformadas receberão melhorias nos lavatórios e cozinhas, além de Wi-Fi de alta velocidade — gratuito para membros do programa de fidelidade WestJet Rewards. A companhia prevê que toda a frota esteja com a nova conectividade até o fim de 2025.

A WestJet, segunda maior aérea do Canadá, afirmou ainda que as mudanças fazem parte de uma estratégia para ampliar a eficiência e modernizar os serviços, sem abandonar o foco em preços acessíveis.

“O design de reclinação fixa ajuda a preservar o espaço pessoal e reduzir o custo operacional. Essa combinação nos permite oferecer mais opções aos passageiros”, informou a empresa em comunicado ao USA Today.

turismo.ig.com.br