quinta-feira, 15 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Cidades do interior de SP lideram ranking de segurança no Brasil

O  interior de São Paulo domina a lista das cidades mais seguras do Brasil, segundo levantamento divulgado em 2025. O estudo, baseado em dados do IBGE e do Ministério da Saúde, analisa o número de assassinatos por 100 mil habitantes e aponta Valinhos, Botucatu e Tatuí como as três primeiras colocadas.

O ranking foi produzido pelo guia de imóveis My Side, que considerou apenas cidades com mais de 100 mil habitantes. A maioria das 30 cidades mais bem posicionadas está localizada no estado de São Paulo.

Esses municípios se destacam por investimentos em tecnologia, integração entre forças de segurança, projetos sociais e infraestrutura urbana. Segundo o estudo, a combinação desses fatores tem sido determinante para a redução da criminalidade e o aumento da sensação de segurança entre os moradores.

Valinhos aparece em primeiro lugar, com taxa de 0,9 homicídio por 100 mil habitantes. Em seguida estão Botucatu( 1,4) e Tatuí( 1,6), todas no interior paulista. Sertãozinho, Várzea Paulista, Indaiatuba, Votorantim, Santana de Parnaíba e Ribeirão Pires também figuram entre os 15 primeiros lugares.

1°. Valinhos (SP)
2°. Botucatu (SP)
3°. Tatuí (SP)
4°. Sertãozinho (SP) )
5°. Jaraguá do Sul (SC)
6°. Várzea Paulista (SP)
7°. Indaiatuba (SP)
8°. Votorantim (SP))
9°. Araxá (MG)
10°. Santana de Parnaíba (SP)
11°. Ribeirão Pires (SP)
12°. Blumenau (SC)
13°. Brusque (SC)
14°. São Caetano do Sul (SP)
15°. Arapongas (PR)
16°. Santa Bárbara d’Oeste (SP)
17°. Araraquara (SP)
18°. Americana (SP)
19°. Paulínia (SP)
20°. Varginha (MG)
21°. Itatiba (SP)
22°. Palhoça (SC)
23°. Jundiaí (SP)
24°. Mauá (SP)
25°. Francisco Morato (SP)
26°. Bragança Paulista (SP)
27°. Itu (SP)
28°. Atibaia (SP)
29°. Salto (SP)
30°. Leme (SP)

Tecnologia e planejamento garantem bons resultados

Em Botucatu, a segurança ganhou reforço com a implantação da Muralha Digital, em 2023. O sistema opera com 53 câmeras distribuídas em 19 pontos da cidade, monitoradas 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas. O sistema também usa inteligência artificial para reconhecer placas de veículos.

Tatuí também adotou câmeras em pontos estratégicos. Com 20 equipamentos instalados nas entradas e saídas da cidade, a muralha digital já capturou 20 foragidos nos últimos dois meses. O sistema é integrado ao banco nacional de veículos roubados.

Outro destaque em Tatuí é o aplicativo com botão de pânico para vítimas de violência doméstica. O alerta é acionado diretamente pelo celular da vítima.

Além da tecnologia, muitas cidades investem em projetos de prevenção e integração comunitária. Escolas em tempo integral, acesso a equipamentos culturais, ações de saúde pública e fortalecimento da Guarda Civil são medidas recorrentes nos municípios do ranking.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas