sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Cemitério da Consolação retoma as visitas mediadas em 2025

Cemitério da Consolação retoma as visitas mediadas em 2025Divulgação

Após atrair mais de 2 mil visitantes em 2024, o Cemitério da Consolação reinicia as visitas mediadas em 2025, oferecendo novamente ao público a oportunidade de explorar seu rico patrimônio histórico e cultural. A nova temporada começa nesta segunda-feira (13), às 14h, com passeios gratuitos e limite de 100 participantes por sessão. 

As visitas têm duração média de duas horas e, além de receberem público geral, são bastante procuradas por escolas e grupos que desejam conhecer mais sobre a história do cemitério. 

Francivaldo Gomes, popularmente conhecido como Popó, é o responsável por conduzir os passeios. Mediador há mais de duas décadas, ele compartilha histórias marcantes sobre o local e sua importância cultural. “É incrível voltar com os passeios em 2025. Estou muito animado para contar novas histórias e continuar ajudando as pessoas a conhecerem mais sobre este cemitério e também sobre as personalidades que compõem a história da cidade”, comenta Popó. 

Reconhecido como um marco da memória paulistana, o Cemitério da Consolação é também um importante espaço para a arte funerária, abrigando obras de escultores renomados como Victor Brecheret e Galileu Emendabili.

Entre as personalidades sepultadas estão figuras históricas como Domitila de Castro, Marquesa de Santos; o abolicionista Luís Gama; os modernistas Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade; além do escritor Monteiro Lobato e dos ex-presidentes Campos Sales e Washington Luís

Os interessados em participar das visitas devem retirar o ingresso gratuitamente na plataforma Sympla. Como as vagas são limitadas, a recomendação é garantir a reserva com antecedência.  

Serviço:

Link: retirada dos ingressos no Sympla.

Data: 13/01 – segunda-feira.

Horário: às 14h.

Endereço: Rua da Consolação, 660. Bela Vista. Ponto de encontro na Capela.

Dica para o passeio: use roupas leves e confortáveis, passe repelente e leve uma garrafinha para água.

Turismo: Dicas de roteiros de viagens e pacotes turísticos – iG

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas