Os mineiros que pretendem curtir o Carnaval 2026 nas praias capixabas devem ficar atentos aos prazos para compra das passagens do trem de passageiros Vitória-Minas. Esse é o principal meio de transporte entre os estados de Minas Gerais e o Espírito Santo, principamente nos feriados prolongados.
As passagens para viagem até 12 de fevereiro já estão sendo vendidas no site da Vale, empresa responsável pela linha Vitória-Minas. A partir de terça-feira (30/12) começam a ser vendidas as passagens para embarque no sábado (13/2). Lembrando que a procura pelo trem é tão grande que em poucas horas todos os assentos são vendidos.
Trem noturno curculará até 31 de janeiro
No dia 1° janeiro de 2026 acontece a primeira viagem trem noturno Vitória-Minas. A circulação do horário especial vai até 31 de janeiro e todas as passagens já foram vendidas. O trem noturno voltará a circular nos meses de julho e dezembro de 2026.
Todos os dias um trem parte às 7 horas de Cariacica (ES) e no mesmo horário um outro sai de Belo Horizonte (MG). O trem atende 42 cidades nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. As passagens são vendidas 45 dias antes da data da viagem.
Valor das passagens
As passagens na classe executiva entre Belo Horizonte e Cariacica custam R$ 116. Os bilhetes no vagão econômico custam R$ 87. Entre a capital mineira e o município capixaba são 664 km e a viagem dura cerca de 13 horas.
Entre as cidades que o trem atende estão Governador Valadares, e Ipatinga, em Minas Gerais, além de Colatina e João Neiva, no Espírito Santo. ( Veja todas as cidades no mapa abaixo). A estação Pedro Nolasco, em Cariacica, a última do trem Vitória-Minas, é a mais procurada pelos mineiros.
O trem Vitória-Minas tem 30 paradas para embarque e desembarque. São 9 estações no Espírito Santo e 21 em estações nas cisades mineiras. O trem noturno fará paradas em apenas 14 estações .
O trem Vitória-Minas tem vagões na classe executiva que transportam até 57 passageiros, Na classe econômica os vagões têm capacidade de tansportar em cada um 75 passageiros. A composição é formada por um vagão-restaurante e um outro especial adaptado para cadeirantes. Os passageiros podem tomar o café da manhã ou almoçar no vagão-restaurante.
Acesse aqui o site de compra das passagens









