sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Caraíva: vilarejo encantou Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank

Caraíva, um distrito de Porto Seguro (BA), encantou o casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, que levaram os três filhos para passar a virada de ano em uma pousada lindíssima da região. O que atraiu os famosos para a região? O iG Turismo foi entender.

Caraíva é um dos vilarejos mais antigos do Brasil. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os primeiros portugueses chegaram à região por volta dos anos de 1530, quando só havia comunidades indígenas morando na região. Anos mais tarde, em 1891, após a Revolução Independente, a cidade foi emancipada. Mas somente em 1968 Porto Seguro foi ter o seu primeiro prefeito, Manoel Carneiro.

Com o crescimento de Porto Seguro, Caraíva também foi chamando a atenção de visitantes. Segundo o site Caraíva, a partir de 1970, o movimento de turistas na região começou a crescer e a infraestrutura local começou a ser pensada para receber pessoas. Antes disso, o acesso ao vilarejo era feito por uma estrada precária e o visitante tinha que andar a partir de Trancoso ou ir pelo mar, fretando um barco de pesca.

O vilarejo chama a atenção dos visitantes porque tem uma beleza única e preservada.  A região é Área de Proteção Ambiental – APA Caraíva/Trancoso e está inserida em uma Zona de Reserva Extrativista da Marinha,  além da  Zona de Proteção Rigorosa do IPHAN. 

Caraíva também está localizada dentro de uma área que é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento) e está localizada dentro do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

Caraíva se tornou um refúgio para visitantes que buscam um lugar calmo e isolado para relaxar. A região ainda possui ruas de terra onde não circulam veículos motorizados, mas tem  várias pousadas e um centro turístico e comercial.

Atrativos

As atrações turísticas são para quem curte o ecoturismo em locais muito calmos. Os passeios podem ser feitos em família ou individualmente, como descer o  Rio Caraíva de boia, praticar stand up paddle ou caiaque no rio, fazer passeios de buggy ou de lancha e também conhecer as belas praias da região, como a  Praia do Espelho ou a da Barra, a Lagoa do Satú  e outras que cercam a vila.

A região também possui muitos restaurantes, bares e lanchonetes para todos os gostos. Algumas pousadas promovem festas particulares no réveillon e carnaval. Mas, o local também possui suas festas tradicionais, como o Dia de Reis, em janeiro, a festa de São Sebastião, na qual é erguido um mastro em frente à igreja e as pessoas se reúnem em uma festa com muito samba e forró.

turismo.ig.com.br