A Itália é um dos principais destinos para o turismo religioso — sobretudo a capital, Roma, que abriga o Vaticano. No entanto, após a morte do papa Francisco , a sede da Igreja Católica conta com restrições para visitantes.
É o caso da Capela Sistina, que recebe cerca de 6 milhões de turistas anualmente. O local é a sede do conclave, reunião para a eleição do pontífice. Por conta do processo, a visitação está vetada desde 28 de abril.
E é desta forma que o santuário se manterá pelo menos nos próximos dias. Com viagens marcadas com antecedência, milhares de turistas não poderão conhecê-la. Por outro lado, há notícias boas para os visitantes da capital italiana.
A primeira delas é a chance de conhecer o novo papa, que pode ser eleito nos próximos dias. Além disso, há muitas outras opções de atrativos em Roma. Do religioso ao cultural, o portal iG separou os melhores pontos turísticos da região.
Basílica de São Pedro
A principal igreja do Vaticano segue aberta ao público. O período de restrições da Basílica ocorreu durante o funeral do papa Francisco, velado no local, que também receberá a primeira bênção do pontífice eleito. Os visitantes podem conhecer a arquitetura renascentista, visitar o túmulo de São Pedro e subir à cúpula para uma vista panorâmica de Roma.
Museus Vaticanos (exceto Capela Sistina)
Embora a Capela Sistina esteja fechada, as demais áreas dos Museus Vaticanos seguem acessíveis. É possível visitar salas como a Galeria dos Mapas, o Museu Pio-Clementino e o Pátio da Pinha.
Castelo de Santo Ângelo
Localizado às margens do rio Tibre, esse antigo mausoléu foi transformado em fortaleza papal. O local oferece exposições históricas e uma das melhores vistas para o Vaticano e o centro de Roma.
Piazza Navona e Fontana di Trevi
Uma das praças mais famosas da cidade, é conhecida por suas fontes barrocas, como a Fonte dos Quatro Rios. Também há artistas de rua, cafés e restaurantes ao ar livre. A Fontana di Trevi fica a cerca de 10 minutos.
Panteão de Roma
Um bom roteiro pela capital da Itália requer uma visita ao Panteão de Roma, que é o monumento histórico mais bem preservado da Roma Antiga. A construção foi erguida há quase 2 mil anos, na Piazza della Rotonda, centro da cidade, e abriga túmulos de figuras importantes, como o artista Rafael.