sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Campos dos Goytacazes recebe I Festival Internacional de Cinema

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema será realizado entre 19 e 24 de agosto de 2025, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O evento exibirá 65 filmes e promoverá ações que conectam turismo e audiovisual. As atividades incluem visitas ao Quilombo Machadinha, em Quissamã, e à Reserva Caruara, em São João da Barra, com apoio da Embratur.

A programação contará com a Mostra Embratur, que exibirá filmes das sessões “ Brasil com S ” e “ Turismo Transforma ”. A autarquia federal também participará de debates sobre o papel do audiovisual no desenvolvimento regional.

As visitas guiadas receberão grupos de 20 pessoas, que terão transporte disponibilizado pela organização. “ Ao proporcionar aos convidados experiências como a visita ao Quilombo Machadinha e à Reserva Caruara, o festival revela a potência cultural do interior do Rio e promove um Brasil diverso, autêntico e cheio de histórias para contar ”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O festival terá ainda o Cine Market Goitacá, espaço de negócios e troca de ideias. A mesa “ Audiovisual Construindo Destinos ” discutirá estratégias para atrair produções e criar políticas públicas voltadas ao setor.

Segundo Fernando Sousa, diretor geral, o evento nasce para “ fomentar o mercado do cinema e do audiovisual no interior fluminense ” e estimular novos olhares sobre a região Norte e Noroeste do estado.

A atriz Zezé Motta, nascida em Campos, será a grande homenageada. Uma mostra com o seu nome exibirá filmes que abordam diversidade racial e de gênero.

Com o tema “ Preservar e formar para o futuro ”, o festival valoriza memória e território como partes essenciais da experiência cinematográfica.

O evento é produzido pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, e conta com patrocínio oficial do Porto do Açu, Ferroport, Águas do Paraíba e Embratur

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas