Moradores e turistas poderão embarcar de graça nas linhas de ônibus do transporte de Belo Horizonte a partir do próximo domingo (14/12). A gratuitdade também vale para todos os feriados nacionais.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), cerca de 190 mil pessoas utilizam os ônibus aos domingos. Brasília e mais 7 capitauis têm ônibus gratuito aos domingos. ( Veja lista no final deste post ).
A gratuitdade foi anunciada pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião. A medida faz parte do programa “Catraca Livre”, é euma das comemorações do aniversário de 128 anos da capital mineira, que acontece sexta-feira (12/12).
Como será a gratuidade?
Em Belo Horizonte o usuário deverá passar o cartão BHBus, mas não haverá desconto do valor. A catraca será liberada pelo motorista para quem não tiver o cartão. Nos próximos dias a PBH vai divulgar uma portaria estabelecendo a gratuidade na passsagem será publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Treze linhas do sistema de Vilas e Favelas do transporte público de Belo Horizonte rodam todos os dias de graça, assim como as linhas alimentadoras 202, 204, 401 e 402.
“Pensando em quem aos domingos quer visitar um amigo ou parente e não consegue porque não tem dinheiro para a passagem, em quem quer passear com a família, ir ao Parque Municipal ou à Feira Hippie aos domingos e não ia porque não tinha dinheiro para a passagem, esse foi o último domingo assim”, afirmou o prefeito Álvaro Damião.
A gratuidade no transporte público aos domingos feriados foi implantada em Belém, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Maceió (somente aos domingos), Palmas, São Paulo (aos domingos).








