A Azul contratou recentemente 100 novos profissionais que irão atuar em diferentes setores da companhia. Entre os novos “tripulantes”, como são chamados todos os colaboradores da empresa, seis são meteorologistas.
Eles irão atuar na análise das condições climáticas no Centro de Controle Operacional (CCO) da companhia, em Barueri (SP). A gestão de riscos meteorológicos será a principal função dos novos contratados pela Azul.
A Azul informou que os profissionais irão iniciar as atividades imediatamente, Todos passarão nesta primeira fase por um processo de integração operacional. Eles serão familiarizados com metodologias de previsão e análise atmosférica aplicadas pela companhia, no âmbito da aviação.
“O principal escopo do trabalho destes profissionais será a análise detalhada dos padrões atmosféricos no Brasil e em outras regiões em que a Azul opera, com foco na previsão de fenômenos meteorológicos adversos que possam, de alguma forma, afetar a segurança e eficiência dos nossos voos. A atuação deles será crucial para a companhia, pois fornecerão dados estratégicos para todas as áreas operacionais da empresa, utilizando boletins meteorológicos, briefings e relatórios técnicos”, explica a diretora do CCO, Bianca Penelas.
Análise dos dados meteorológicos
A análise dos dados meteorológicos processados em tempo real vai permitir que a equipe tome decisões estratégicas, entre elas o planejamento de rotas alternativas, determinação de pousos imediatos e suspensão de voos em função de condições severas. Segundo a Azul, essas situações podem surgir de forma abrupta, mitigando riscos operacionais e garantindo a segurança de tripulantes e clientes.
“A expectativa para esse novo desafio é grande, porque o mundo da aviação é muito amplo, com possibilidades de aplicação da meteorologia em vários aspectos, como na análise das condições de gelo, chuva e até mesmo de temperatura. Ou seja, fatores que podem
acabar influenciando direta ou indiretamente as operações da companhia e, consequentemente, na rotina dos Clientes”, explicou Fábio Luengo, um dos novos profissionais da área.