A aurora boreal é um famoso fenômeno luminoso de apreciação feito durante a noite no círculo polar Ártico. É possível assistir as luzes dos seguintes países: Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Canadá, Alasca, Groelândia, Rússia e Escócia.
A melhor época para realizar passeios de observação, segundo diversas agências de viagem são entre os meses de setembro e março porque as noites ficam mais escuras, longas e a visibilidade se torna melhor.
Segundo a agência Borealis, ao escolher um dos destino para admirar o fenômeno, é importante que seja um local de céu limpo e de alta frequência de atividades solares.
Os destinos mais conhecidos e requisitados são
Tormso, na Noruega e Abisko na Suécia – os dois locais são os mais famosos. Mas, há destinos que reúnem a Aurora Boreal e outras atrações como a Islândia com cachoeiras congeladas, campos de lava e praias de areia negra entre as paisagens. Tem também a Lapônia Finlandesa com iglus de vidro e trilhas com renas e a ilha de Lofoten, na Noruega, onde possui vilarejos de pescadores.
Modalidades de passeios
Os passeios feitos para essa experiência podem ser por expedições guiadas para pontos estratégicos em veículos 4×4 que incluem driks quentes e fogueiras. O visitante também pode ficar hospedado em iglus de vidro de onde é possível assistir a aurora boreal de dentro do quarto com todo o conforto.
Além dessas opções também é possível fazer viagens de cruzeiros e barcos para áreas de céu mais escuro como Lofoten, na Islândia. Além dessas opções o visitante também pode alugar motohomes como é feito na Islândia e no Canadá ou optar por fazer pacotes de atividades como trilhas, caçadas e caminhadas que incluem uma parada para observação do céu.
Noruega lança viagem de observação panorâmica
A empresa ferroviária norueguesa Northen Lights Train – Artic Train lançou uma viagem de trem noturno e panorâmico para admirar a Aurora Boreal. A experiência imersiva parte da cidade de Navick percorrendo toda a histórica linha férrea de Ofoten e vai atravessando as paisagens remotas da região conhecidas pela baixa poluição luminosa e sonora do Ártico.
A viagem de trem pelo Ártico percorre um trecho de 373 metros acima do nível do mar e tem como destino final a estação Katterat, l ocalizada em uma região completamente remota, considerada a mais escura e propícia para admirar as luzes do fenômeno luminoso.
O roteiro inclui lanches e drinks quentes e podem ficar próximos a uma fogueira armada a céu aberto. Também está no pacote o guia de turismo que conta as histórias sobre a construção da linha férrea e uma visita a antiga Vila e a um antigo quartel de Ketterat.









