O Natal Iluminado começou om uma programação oficial para todos os públicos, consolidando São Paulo(SP) como um dos maiores polos de celebração da época, no país. Até 6 de janeiro, o público vai poder aproveitar a decoração com cenários temáticos. Neste ano, as 32 subprefeituras da cidade terão árvores de 13,5 metros decoradas. A expectativa da prefeitura é que 18 mil empregos sejam gerados nesta época. O conjunto de atrações turísticas, decoração e apresentações diárias deve movimentar R$ 2 bilhões de reais na cidade.
O eixo de maior destaque será a Avenida Paulista com a instalação de 290 arcos luminosos que formam um túnel contínuo, iluminando o Parque Trianon, com apresentações artísticas no vão livre do MASP. Além dele, o Centro Histórico de São Paulo se transformará em um circuito de atrações com mais de 50 pontos iluminados. Terá nove sessões diárias de projeções em prédios históricos, sempre entre 19h20 e 21h40.
O Largo de São Bento terá uma pista de patinação no gelo, com árvore de natal e presépio das 14h às 23h. A Praça da Sé receberá o espaço Brincar no Natal com Casa do Papai Noel e brinquedos infláveis de 11h às 20h. Entre as atrações está também a Cidade das Crianças com um cenário interativo, apresentação de corais e cortejo do Papai Noel. Além das projeções espalhadas nos prédios e viadutos da região.
Durante o mês de dezembro haverá mais de 300 atrações artísticas pela cidade, 200 ônibus iluminados, e os 27 postos turísticos principais de São Paulo terão decoração especial. Além disso, dos dias 9 a 23 de dezembro, o Modelódromo do Parque Ibirapuera receberá o Natal Radical com patinação no gelo, bungee jump, hoverboard, simulador com neve, tirolesa, surf machine, parede de alpinismo e área de alimentação. A entrada é, das 14h às 22h e gratuita para todas as idades.
Programação do Natal Iluminado
- Projeções mapeadas nos prédios dos Correios, Theatro Municipal, Pateo do Collegio e sede da Prefeitura com nove sessões diárias das 19h20 às 21h40;
- Largo São Bento com pista de patinação no gelo, árvore gigante, presépio e vila temática (14h às 23h);
- Praça da Sé – Brincar no Natal, com brinquedos infláveis, Casa do Papai Noel e programação diária das 11h às 20h;
- Cidade das Crianças, corais natalinos, cortejos, cenários interativos e ônibus iluminados circulando pelo Centro e Avenida Paulista;
- Edifício Matarazzo com projeção de árvore de 18 metros, Papai Noel de 6,5 metros e shows diários de luzes entre 19h e 23h;
- Viaduto Santa Ifigênia iluminado com arcos, painéis e guirlandas.
- No Pateo do Collegio, o presépio ganha projeções temáticas todas as noites.
Vilazinha
No dia 5 de Dezembro, próxima sexta-feira, às 18 horas, a programação de natal da “Vilazinha de Belém 2025” será aberta ao público. O evento acontece na Igreja dos Santos dos Últimos Dias, no Butantã.
Esta edição terá o tema: “Sinta Sua Luz” com apresentações de corais de sexta-feira a domingo, Av. Professor Francisco Morato, 2.430ao lado da estação de metrô São Paulo-Morumbi. O cenário possui mais de 300 mil luzes e uma árvore de natal de 14 metros.
Leia também
Parque do Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera também inaugurou a programação natalina deste ano. É a maior festa de Natal de São Paulo. A árvore possui 57 metros de altura, 18,5 metros de diâmetro e iluminada por mais de 330 mil LEDs e flashes estroboscópicos. A expectativa é receber mais de 3 milhões de visitantes até o dia 25 de dezembro.
A grande novidade deste ano será o Saruê, Bira, personagem fictício criado pela concessionária do Ibirapuera para interagir com as crianças durante o show de luzes. A Casa do Papai Noel ganhou a forma de uma caixa de presente e fica no centro do Bosque Encantado do Ibirapuera. O espeço estará aberto até o dia 25 de dezembro.
Além dessas atividades, o parque terá atividades socioambientais na programação de natal. Os visitantes terão acesso às oficinas gratuitas nos dias 9, 15, 16, 21, 22, 23, 29 e 30, aos domingos, segundas e terças-feiras, para todas as idades, na Serraria ao lado do Bosque da Leitura, próximo ao portão 07.
As ações também incluem espetáculos musicais matinais gratuitos da Escola de Música do Parque Ibirapuera nos dias 6, 13 e 20 de dezembro, no Palco Arena Marquise. O horário será divulgado nas redes sociais do parque. O Planetário do parque terá três sessões natalinas nos dias 6/12, às 15 horas; 12/12, às 19 horas e no dia 20/12 às 15 horas.
Programação:
- Árvore de Natal do Parque Ibirapuera até 25/12: 19h30 às 22h
- Show de luzes no lago: Todos os dias às 19h30, 20h30 e 21h30
- Casa do Papai Noel na Vila de Natal Natura: Sábados e Domingos, das 11h às 21h; 25/12,(quinta-feira) das 16h às 21h.
- Espetáculo Quebra Nozes – 06/12 a 14/12, na plateia interna do auditório do Ibirapuera
- Segunda à sexta, às 20h
- Sábados das 16h às 20h
- Domingos das 15h às 19h
Parque Villa Lobos
E o Parque Villa Lobos, no Alto de Pinheiros também está em clima natalino. A Vila de Natal São Paulo é um espetáculo fechado e privado que proporciona um mundo encantado para todas as idades. As atividades vão até o dia 28 de dezembro e o público poderá curtir 30 atrações distribuídas em uma área de 24 mil metros quadrados.
Serão espetáculos de teatro, dança, música desfiles, gastronomia, brinquedos, apresentações ao ar livre e espaços temáticos. No centro do parque estará a casa do Papai Noel com um circuito de 45 minutos divididos em 8 ambientes diferentes. O Voo do Trenó, a Oficina de Brinquedos, a Sala da Lareira e um encontro com o Bom Velhinhos erão as principais atrações do espaço.
A programação terá a peça teatral “O Sonho de Natal – O Mapa Secreto”, apresentado no Teatro Santa Claus. A parada Natalina será outra atração ao ar livre com mais de 200 personagens. O espaço também oferece a feira natalina e a Aldeia Gastronômica com bares e restaurantes com inspiração europeia e norte-americana.
A Vila de Natal São Paulo acontece no Parque Villa Lobos até o dia 28 de dezembro, às Segundas, quartas e quintas, das 17h às 23h, e Sexta, sábado e domingo das 17h à meia-noite. Este ano, através da Lei de Incentivo à Cultura, o evento pretende receber mais de 120 mil visitantes e vai distribuir 20 mil ingressos solidários para crianças vulneráveis. A iniciativa conta também com o apadrinhamento de 500 crianças da rede municipal,ações de inclusão e incentivo ao empreendedorismo feminino.








