quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Aparecida não se chama ‘Aparecida do Norte’: saiba por quê

A cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo, é reconhecida em todo o país pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, mas muita gente ainda se engana quanto ao seu nome oficial. Ao contrário do que muitos dizem, a cidade não se chama “Aparecida do Norte”.

O equívoco tem origem histórica. Durante a instalação da ferrovia que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, em 1877, a linha ficou conhecida como Estrada de Ferro do Norte. Na época, Dom Pedro II autorizou a construção da “Estação de Aparecida”, localizada na cidade. A expressão “do Norte” acabou sendo associada à cidade popularmente, tanto pelo trajeto que levava os passageiros de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro, quanto pela própria ferrovia, que ligava pontos ao norte da capital paulista.

Outro fator que reforçou o apelido veio da música da dupla Tonico & Tinoco, que popularizou o nome “Aparecida do Norte”.

Nossa Senhora Aparecida e o turismo religioso

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, e sua data é comemorada em 12 de outubro, coincidindo com o Dia das Crianças. A cidade de Aparecida tinha, segundo o Censo de 2022, 32.569 habitantes. O Santuário Nacional, principal ponto turístico, registrou um crescimento significativo de visitantes no último ano, após queda causada pela pandemia de Covid-19.

Número de visitantes do Santuário Nacional nos últimos anos:

2019: 11.963.635
2020: 3.371.127
2021: 5.014.815
2022: 8.066.690

Nova atração monumental na cidade

Em 2023, Aparecida ganhou mais um atrativo turístico de destaque: uma estátua de 50 metros de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Itaguaçu. O monumento, que supera em altura o Cristo Redentor no Rio de Janeiro em 12 metros, está aberto à visitação gratuita diariamente, das 6h às 23h.

O local foi escolhido por sua posição elevada na cidade, permitindo que a estátua seja vista a até seis quilômetros de distância. 

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas