quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Air Canada inicia suspensão de voos após aviso de greve

A Air Canada anunciou nesta quarta-feira (13) que vai suspender gradualmente a maioria de seus voos nos próximos três dias, após receber aviso de greve do Sindicato Canadense de Funcionários Públicos (CUPE), que representa 10 mil comissários de bordo da empresa e da Air Canada Rouge.

A decisão inclui um aviso formal de bloqueio das atividades para evitar que a paralisação cause interrupções caóticas no transporte, como as registradas em outras companhias.

A suspensão completa das operações dessas divisões está programada para o sábado (16).

Segundo a empresa, as negociações com o CUPE duraram oito meses e contaram com conciliadores federais. A última proposta apresentada na segunda-feira (11) previa aumento de 38% na compensação total ao longo de quatro anos, além de melhorias em pensões, benefícios, pagamento em solo e períodos de descanso.

Não haveria exigência de concessões por parte do sindicato. A companhia também propôs arbitragem obrigatória conduzida por um terceiro independente, mas o CUPE rejeitou.

O nosso mais recente pacote teria tornado nossos comissários de bordo os mais bem remunerados do Canadá. Ao mesmo tempo, não pedimos nenhuma concessão do sindicato. Diante disso, solicitamos arbitragem dirigida pelo governo como a única forma de encerrar as negociações e reduzir o impacto para passageiros, negócios e a economia canadense ”, afirmou Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada.

Impacto para passageiros

Voos da Air Canada Express, operados por Jazz e PAL Airlines, continuam normalmente, mas representam apenas 20% da clientela diária.

A suspensão pode afetar cerca de 130 mil passageiros por dia, incluindo 25 mil canadenses que retornam do exterior. A partir da quinta-feira (14), voos começarão a ser cancelados, com encerramento total no sábado (16).

Clientes com voos cancelados poderão receber reembolso integral ou remarcar sem custo para datas entre 21 de agosto e 12 de setembro.

A companhia recomenda que os passageiros confirmem o status de seus voos no site ou aplicativo antes de se deslocar ao aeroporto, já que os centros de atendimento devem registrar alto tempo de espera.

Apoio do governo é solicitado

A Air Canada pediu intervenção imediata do governo canadense para acionar o artigo 107 do Código Trabalhista, que permite arbitragem obrigatória em casos de impasse para evitar paralisações prolongadas.

A empresa afirma que medidas semelhantes já foram adotadas em disputas trabalhistas nos setores ferroviário, portuário e aéreo do país.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas