domingo, 4 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Aeroporto na NZ tem trem passando no meio da pista

Enquanto a maioria dos aeroportos prioriza o controle absoluto do espaço aéreo e das pistas, um aeroporto na Nova Zelândia desafia a convenção: em Gisborne, aviões e trens compartilham o mesmo trecho de asfalto em uma operação rara e meticulosamente coordenada.

Localizado no subúrbio de Elgin, na Ilha Norte do país, o Aeroporto Regional de Gisborne abriga uma peculiaridade que chama a atenção de pilotos e entusiastas da aviação: uma linha férrea ativa que cruza sua pista principal. Construído nos anos 1960, o aeroporto teve sua pista estendida sobre os trilhos, dividindo-a em dois trechos — dois terços de um lado e um terço do outro.

Atualmente, a linha é utilizada pelo trem a vapor da Gisborne City Vintage Railway, que realiza cerca de 15 travessias por ano, principalmente no verão ou durante visitas de navios de cruzeiro. A operação, no entanto, exige precisão militar, na qual os aviões trem prioridade absoluta. A torre de controle coordena cada movimento, autorizando ou interrompendo a passagem do trem conforme a programação dos voos.

A situação tornou-se ainda mais incomum após os danos causados pelo ciclone Gabrielle em 2023, que reduziram a frequência das viagens ferroviárias. Antes, o trem fazia rotas regulares entre Gisborne e Muriwai, cruzando a pista duas vezes por trajeto.Além da curiosidade logística, o aeroporto atrai visitantes pelo museu de aviação em seus 160 hectares, repleto de aeronaves vintage.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas