A Azul Conecta iniciou operações no Aeroporto Gastão Madeira, localizado na região central de Ubatuba. A ideia do projeto em parceria com a “VOA SP” Administração de Aeroportos, é estabelecer conexões entre Ubatuba e diversos aeroportos pelo Brasil.
Por conta da pista pequena, que tem 940 metros de largura e 30 de largura, os voos serão operados com aeronaves Cessna Grand Caravan, oferecendo opções de fretamentos, voos regulares e serviços de carga. De acordo com o gerente comercial da Azul Conecta, César Avallone Merigo, as aeronaves podem partir de qualquer aeroporto brasileiro após análise da equipe operacional.
Uma das estratégias da Azul Conecta é a interligação entre o Vale do Paraíba, São José dos Campos e o Litoral Norte. Ubatuba foi escolhida devido às suas estruturas e adequações seguras para as características dos voos, conforme avaliação da equipe técnica de logística e segurança.
Preços
Os preços dos voos foram calculados considerando valores como R$ 700,00 para uma rota entre São José dos Campos e Ubatuba. Já entre São Paulo e Ubatuba, a média é de R$ 1.400,00, por passageiro.
O final da estrada Oswaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba, é visto como um dos trechos mais difíceis do país por conta de suas curvas sinuosas. Nas redes sociais, muita gente disse que ainda assim prefere chegar nas praias da cidade pela estrada, por conta do preço não tão acessível.
“Mesmo se esbanjasse dinheiro, optaria pelo automóvel mesmo”, disse um. “O preço vale pelo fato de não pegar trânsito na viagem, mas não iria porque tenho muito medo de viajar em avião pequeno”, disse outro.