O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, assumiu a liderança em pousos e decolagens da aviação executiva no Brasil. De janeiro a junho deste ano foram 28 mil movimentações de aviação geral, segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), .
Até junho de 2024 a liderança era do Aeroporto de Jacarepaguá (RJ) e a segunda posição de Campo de Marte (SP). No mesmo período de 2024 o aeroporto localizado na capital mineria ocupava o terceiro lugar. Os jatos executivos foram responsáveis por 22.770 pousos e decolagens no Aeroporto da Pampulha de janeiro a junho deste ano.
Azul tem um hangar na Pampulha
O gerente do Aeroporto da Pampulha, Maurício Alves, lembra que o aeródromo é base para importantes empresas da aviação executiva no Brasil, entre elas Líder Aviação, HBR Aviação e Black Aviação.
A Azul tem um hangar de manutenção no Aeroporto da Pampulha. É no termnal mineiro que fica o jato particular do atacante Hulk, do Altético (MG). O avião de luxo de fabricação inglesa, modelo Hawker 800XP, foi fabricado ano 2001.
O jato de Hulk é operado pela Líder Táxi Aéreo . A aeronave foi comprada em 2018, conforme consta na base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O Aeroporto da Pampulha, oficialmente conhecido como Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, foi inaugurado em 1933. Atualmente nenhuma companhia aérea opera voos comercais no aeroporto que fica a 8,5 km do Centro de Belo Horizom te.
“Sabemos da importância estratégica do Aeroporto da Pampulha para a aviação geral no país e estamos constantemente avaliando melhorias que possam fortalecer ainda mais essa operação reforçando nosso compromisso com o crescimento e a qualidade dos serviços prestados”, declara Marcius Moreno, Diretor de Operações da Motiva Aeroportos, empresa que administra Pampulha. .