quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

5 bate-voltas que realmente valem a pena na Europa

Na hora de planejar uma viagem pela Europa, muita gente fica em dúvida se vale a pena fazer bate-voltas. E sim, existem alguns que são cansativos e não entregam nada. Mas também existem aqueles que fazem total sentido: trajetos curtos, cidades que cabem em um dia e experiências marcantes.

Antes de decidir se vale a pena ou não fazer um bate-volta, tem três pontos que você sempre precisa levar em consideração:
1-  O tempo de deslocamento. Não adianta nada passar 4 horas em um trem só para ir, mais 4 para voltar, e acabar ficando apenas 5 ou 6 horas na cidade.
2 – O custo total da experiência, porque às vezes o valor gasto não compensa o pouco tempo aproveitado.
3 – E, principalmente, se isso não vai atrapalhar o roteiro principal da sua viagem. Porque o risco é cair naquela sensação de “eu fiz tudo e não fiz nada”, sabe?

Hoje eu separei 5 exemplos de bate-voltas na Europa que realmente valem a pena:

1. Florença → Pisa (Itália):
Essa eu deixei como primeira da lista, pois sem dúvida, é uma cidade que, definitivamente, não vejo outra possibilidade de conhecer que não seja assim, em “bate e volta”. Não há necessidade nenhuma de dormir em Pisa, pois com um pouco mais de 1 hora de viagem, saindo de Florença, de trem, você chega até a cidade, visita sua principal atração (que é a Praça dos Milagres), onde ficam a famosa Torre inclinada, o Duomo e o Batistério. É um passeio rápido, icônico e que se encaixa perfeitamente em até mesmo uma manhã, sem comprometer o restante da sua viagem por Florença.

2. Zurique → Lucerna (Suíça):
A viagem leva só 50 minutos de trem. Lucerna é charmosa, com sua Ponte da Capela, o lago, o Monumento do Leão e uma vista privilegiada para os Alpes. É uma cidade compacta, fácil de explorar a pé e que rende um dia inteiro de paisagens incríveis.

3. Nápoles → Capri (Itália):
O ferry sai de Nápoles e em menos de 1h você já está em Capri, uma das ilhas mais famosas do Mediterrâneo. Lá você encontra a Gruta Azul, miradouros impressionantes e uma atmosfera única. E um dos principais motivos que fazem esse bate-volta valer ainda mais a pena é o preço da hospedagem: dormir em Capri é muito caro. Então conhecer a ilha em um dia é não só prático, mas também muito mais econômico.

4. Paris → Bruxelas (França → Bélgica):
O trem de alta velocidade faz o trajeto em 1h30. Dá para conhecer a Grand Place, o Atomium e ainda aproveitar os clássicos belgas como waffles, chocolates e cervejas artesanais. É uma cidade que cabe muito bem em um único dia de passeio.

5. Bruxelas → Bruges (Bélgica):
E por falar em Bélgica… caso você esteja hospedado em Bruxelas, não pode deixar de visitar a uma das cidades mais encatadoras da Europa, a cidade medieval de Bruges, com apenas 1h de trem. Bruges parece cenário de conto de fadas, com suas construções históricas e atmosfera romântica. Caminhar por ali já é uma experiência completa. A cidade é conhecida como “Veneza do Norte”, por conta dos seus inúmeros canais.

Bom… estes são apenas alguns exemplos de bate-voltas que realmente valem a pena quando você estiver programando um roteiro pela Europa. Caso vocês tenham curtido a pauta, posso trazer uma “Parte 2” pra vocês. 😉

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas