A Zeekr, submarca de luxo da Geely, uma das maiores fabricantes de carros da China
, deverá desembarcar em breve no Brasil
. E quando chegar, ela promete causar uma revolução ainda maior que as compatriotas BYD e GWM.
A montadora, que é uma espécie de “irmã chinesa” da Volvo, apresentou, em suas redes sociais, tudo o que a nova arquitetura de 800V do Zeekr 001, modelo 100% elétrico que também poderá ser lançado ao Brasil, tem a oferecer.
Em um post no X (antigo Twitter
), a Zeekr mostra o carro equipado com a bateria CATL Shenxing, de 95 kWh de potência total, recuperando sua carga de 10% a 80% em apenas 11 minutos e 28 segundos. O tempo foi suficiente para dar ao carro um upgrade de 473 km em seu alcance (segundo o padrão chinês).
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
De acordo com a marca, o Zeekr 001 se tornou o carro elétrico com a recarga mais rápida do mundo. Isso foi possível graças ao uso do Supercharger V3 de 600 kW, que atingiu potência máxima de 546,4 kW em uma temperatura ambiente de 26ºC.
Elevated experience with @ZEEKRGlobal
’s all-new #ZEEKR001
! Unlock 750 km of cruising range with #CATL
’s #QilinBattery
and superfast charging with our #ShenxingBattery
that delivers 256km on a 5-min charge. Hop on NOW! 👇 pic.twitter.com/vCaibaR6kQ— CATL (@catl_official) March 8, 2024
Zeekr 001 terá carga a jato
Se você já ficou impressionado com o tempo de 11 minutos e 28 segundos que o Zeekr 001 levará para recuperar de 10% a 80% da carga, o que dirá quando souber que o modelo também poderá adicionar 256 km ao alcance total após apenas 5 minutos na tomada? Impressionante, não é mesmo?
Os números, é bom frisar, só conseguem ser alcançados nas condições explicadas acima, com o uso do Supercharger, e na versão AWD do Zeekr 001, que tem tração nas quatro rodas em suas especificações.
As demais variantes do carro elétrico chinês também utilizam baterias produzidas pela CATL, mas elas não têm a tecnologia
Shenxing, e sim a Kirin NCM, com capacidade total de 100 kWh.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: