quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

YouTube testa IA que avança vídeos para partes relevantes

YouTube testa IA que avança vídeos para partes relevantes
Guilherme Haas

YouTube testa IA que avança vídeos para partes relevantes

O YouTube
começou a testar um recurso de IA para avançar os vídeos para os trechos de maior interesse ao realizar o toque duplo na tela. A novidade está inicialmente disponível apenas para um grupo seleto de assinantes Premium nos Estados Unidos.

Segundo a companhia, o algoritmo de inteligência artificial vai considerar os padrões de visualização e identificar os segmentos vistos com mais frequência pelos usuários. Ao realizar o toque duplo em um vídeo, o assinante vai pular diretamente para esses trechos selecionados pela IA em vez de só avançar 10 segundos como ocorre atualmente na plataforma.

Trechos mais relevantes no YouTube

O teste com a ferramenta de IA para destacar os “pontos principais” de vídeos no YouTube pode ser uma solução da companhia para aumentar o engajamento do público e evitar que os usuários desistam de assistir a um conteúdo por não encontrar trechos revelantes.


Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Segundo comunicado da plataforma, “se um espectador tocar duas vezes para avançar até um próximo segmento, mostraremos um botão de avanço que o levará ao ponto do vídeo que achamos que ele está buscando”.

De acordo com o YouTube, a novidade também foi disponibilizada para criadores de conteúdo, mesmo sem a assinatura Premium, para que eles possam testar a ferramenta ao assistirem aos seus próprios materiais.

A companhia espera que o recurso melhore a experiência de descoberta de conteúdos com uma função simplificada e inteligente de avanço dos vídeos.

Remix de remixes

Além do teste de avanço com IA, o YouTube anunciou também um novo modo de interação com os Shorts. Agora, os usuários podem realizar remix de outros clipes já remixados e publicados na plataforma.

Até o momento, só era possível fazer remix a partir do material original. A mudança permitirá o maior engajamento das pessoas com os Shorts populares, além de respostas remixadas para outros clipes compartilhados pelos usuários.

Para aproveitar a novidade, veja também como postar Shorts no YouTube pelo PC ou pelo celular
.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte