quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Yahoo compra Artifact, app de notícias de criadores do Instagram

Yahoo compra Artifact, app de notícias de criadores do Instagram
André Lourenti Magalhães

Yahoo compra Artifact, app de notícias de criadores do Instagram

O Yahoo
anunciou a compra do Artifact, aplicativo voltado para textos e notícias criado pelos fundadores do Instagram
Mike Krieger e Kevin Systrom
. O app foi lançado em janeiro do ano passado e encerrado um ano depois pelos fundadores, mas a gigante de mídia decidiu comprar a estrutura para incorporá-la aos próprios serviços.

Em comunicado à imprensa e aos investidores, o Yahoo confirma que o Artifact não vai funcionar como um app próprio — no lugar disso, a IA usada na curadoria dos feeds será integrada a outros serviços da empresa, como o aplicativo do Yahoo News, para reforçar sugestões personalizadas.

Sobre o negócio, a gerente geral do Yahoo News, Kat Downs Mulder, comenta que “o Artifact se tornou um produto amado, estamos animados para continuar o crescimento da tecnologia
e nossa missão de virar um guia confiável para informação digital e o melhor curador, conectando pessoas aos conteúdos que mais importam para elas”.


Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Cofundador do Instagram e CEO do Arfitact, Systrom destaca o benefício que a inteligência artificial pode trazer com a aquisição: “a IA nos permitiu dar uma experiência melhor aos usuários, descobrindo bons conteúdos que importam para eles. O Yahoo reconhece essa oportunidade e não poderíamos estar mais animados para vermos o que vamos construir no Yahoo News”. Kevin Systrom e Mike Krieger vão atuar como conselheiros do Yahoo durante a transição da estrutura.

Começo e fim do Artifact

O Artifact foi lançado como um “TikTok de textos”
: o algoritmo fazia uma curadoria de notícias, reportagens e colunas para criar um feed de acordo com os interesses de cada pessoa. Inicialmente, não deveria funcionar como uma rede social, mas aos poucos ganhou recursos para republicar conteúdos e seguir outras contas por lá
.

Mesmo com o apelo para a curadoria de conteúdo, a plataforma nunca alcançou tanto sucesso de público, com pouco mais de 100 mil downloads na Google
Play Store. O fim do Artifact foi confirmado em janeiro de 2024, a alguns dias de completar um ano de existência. Na ocasião, alegaram que o produto era algo querido por um grupo de usuários, mas que “as oportunidades de mercado não eram grandes o suficiente para garantir o investimento contínuo” na plataforma.

O app tinha alguns recursos interessantes, como modo de leitura para as notícias, um marcador para indicar clickbait
(títulos exagerados que forçam que a pessoa clique na matéria para descobrir o assunto) e uma IA que recriava as manchetes. É provável que o Yahoo incorpore algumas dessas ferramentas para ajudar na personalização do conteúdo.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte