Em entrevista recente, Phil Spencer
afirmou que o Xbox ainda irá manter o suporte à mídia física por enquanto. O CEO do Xbox explica que remover leitor de disco não configura uma medida estratégica, ao menos por enquanto, mas tudo depende de até quando o investimento se justifica em demanda da comunidade
.
Os comentários vão de encontro aos vazamentos recentes com renders e descrição de novos modelos do Series X
em formato totalmente digital. Vale ressaltar que o projeto em questão teria sido cancelado
, supostamente, para dar lugar a um hardware
completamente novo previsto para 2026.
“Nossa estratégia não envolve os usuários migrando para o [formato] all-digital. Eliminar [a mídia] física não é estratégico para nós.”
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Última plataforma com mídia física
Naturalmente, o chefão do Xbox não comentou os vazamentos, justamente para não alimentar rumores e criar desinformação. Contudo, Spencer menciona que os consoles são, possivelmente, os últimos produtos eletrônicos que ainda carregam leitores de disco e isto, sim, representa um problema.
Isto porque, com a popularização dos serviços digitais de distribuição de conteúdo, seja em VOD, compras diretas ou streaming
, cada vez menos fabricantes estão produzindo leitores de disco. Sendo assim, tanto as mídias físicas quanto os equipamentos para reproduzi-las acabam encarecendo, se tornando produtos bastante nichados, geralmente com caráter de colecionismo.
“Os consoles por si só se tornaram o último dispositivo eletrônico de consumo que tem um drive. Quando consideramos os componentes que vamos colocar em um console – com menos fornecedores e menos compradores – o custo de [incluir] o leitor tem um impacto.”
Como consequência, incluir o formato físico em novos consoles encarece o projeto como um todo
, além de envolver custos com logística de fabricação e distribuição física.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: