Um novo rumor reforça o fim dos jogos físicos para o Xbox, com a tendência de eles desaparecerem completamente das lojas nos próximos meses. Recentemente a Microsoft
encerrou seus departamentos de logística própria para abastecimento de jogos físicos
do Xbox, tendo inclusive já encerrado a produção de mídias físicas no Brasil
.
Fontes de grandes publicadoras teriam afirmado em dezembro a Christopher Dring, do portal Gamesindustry.biz, que “não estão mais renovando estoques de alguns varejistas na Europa”. Ao que tudo indica, a tendência deve se estender gradualmente a revendedores no mundo todo, preparando o terreno para o novo Xbox Series X “All-Digital”
.
O fim de uma era
O
Canaltech
esteve recentemente em Nova York para uma cobertura internacional
e observou que ambas Target e Best Buy da Times Square, duas das maiores da cidade, já estavam com as prateleiras completamente esvaziadas. Questionando alguns funcionários, a informação é de que não havia previsão para a reposição de estoques.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Apesar de a Sony
ainda não ter se posicionado sobre o fim dos jogos físicos para o PlayStation 5, foi praticamente impossível encontrar qualquer título mais relevante do console, restando apenas jogos menores, antigos, e também em pouquíssimas unidades.
Microsoft has also shut down departments dedicated to bringing Xbox games to physical retail … which if you’ve seen the digital-only Xbox console leaks … well, you can get an idea of where Microsoft is going here.
— Jez (@JezCorden) January 25, 2024
Por inúmeras razões, boa parte dos jogadores já abandonaram efetivamente os jogos físicos, com a principal delas sendo a agilidade do acesso aos títulos digitais. Com muitos componentes online na maioria dos lançamentos, é praticamente impossível aproveitar um jogo totalmente sem ter uma boa e estável conexão de internet.
Tanto por isso, muitos donos de console já realizam a pré-compra digital para poder baixar os jogos antecipadamente e conseguir aproveitar desde o primeiro minuto
. Sendo assim, apenas uma parcela bem reduzida ainda opta pela mídia física, geralmente com a intenção de revender no futuro ou apenas expor em coleções pessoais.
Vale lembrar também que desde o lançamento do Xbox One
já existiam rumores sobre a Microsoft estar trabalhando em maneiras de evitar que os jogadores emprestassem ou revendessem seus jogos. Tanto que no lançamento do PS4, a Sony fez uma brincadeira com o passo a passo de como emprestar seus jogos a amigos.
Eliminar os jogos físicos seria a maneira mais efetiva de matar o mercado de jogos usados, e dessa vez é provável que, sob a justificativa de reduzir custos, a própria Sony adote a medida que irá encerrar a era de trocar, emprestar, vender, ou apenas expor as coleções de jogos.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: