Muita gente acha que Ciclope, líder dos X-Men, é “muito certinho” ou “careta”. Normalmente quem diz isso obviamente não o conhece dos quadrinhos, e sim de suas versões para o cinema e para os desenhos animados. O mais injustiçado mutante fora das revistas finalmente ganha destaque em X-Men ‘97
e mostra por que Scott Summers é tem um comando sólido e tático, mesmo que isso o obrigue a fazer concessões e pensar friamente nos mais tensos momentos de decisão.
Mas por que Scott é tão respeitado e admirado pelos fãs dos quadrinhos? O que erraram nas adaptações? Qual é o resumo de sua trajetória desde a adolescência até os dias atuais? E o que esperar do personagem na próxima fase dos X-Men nas revistas e de sua nova adaptação para o Universo Cinematográfico Marvel?
Vem comigo que essa é uma carta de amor a um personagem que eu também detestava e aprendi a gostar e compreendê-lo melhor ao longo de décadas de leitura dos gibis dos Filhos do Átomo.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Wolverine ofuscou Ciclope no cinema e nas animações
Veja bem, Scott faz parte da primeira turma dos X-Men reunidos pelo Professor X, e, aos 16 anos ele já sentia o peso de tomar decisões e ser responsabilizado pelos fracassos. Wolverine só entrou para a equipe anos depois, e, dada à rivalidade histórica entre ambos
, aparentemente devido apenas à paixão em comum por Jean Grey, as adaptações decidiram dar mais destaque a Logan, que explodiu em popularidade nos anos 1980 e 1990.
Na época da primeira adaptação dos X-Men na Fox Films, os filmes de super-herois ainda não eram vistos com um gênero que mistura ação, ficção científica, comédia, aventura e romance. Os projetos seguiam as fórmulas clássicas e eram encaixados em rótulos como “Drama”, “Aventura” e “Ficção Científica”, que foi a definição de Bryan Singer para o longa X-Men
.
Como era a primeira vez que pelo menos boa parte do elenco e das tramas recebiam uma caracterização mais fiel aos quadrinhos. Assim, Wolverine foi promovido a protagonista, enquanto Ciclope era explorado apenas como o rival “escoteirinho” e “bunda mole”, em contraste com a atitude “tiro-porrada-e-bomba” do impulsivo baixinho canadense.
O resultado foi uma caracterização esquecível nos filmes da Fox, ao ponto de ele sumir a partir de X-Men 2
, e só retornar no filme mais bocejante da franquia, com um Ciclope mais jovem, e, ainda assim, longe de ter o brilho do personagem nas revistas.
Mas por que o Ciclope é “fodão”?
Scott foi abandonado pelos pais, cresceu separado de seus irmãos e teve um treinamento severo na Sala do Perigo para, basicamente, tomar decisões, organizar a equipe e pensar em soluções rapidamente. Ele aprendeu a fazer isso ainda muito cedo, e isso naturalmente o afastou emocionalmente de seus colegas de equipe.
Mesmo quando havia baixas, Ciclope sempre deu um jeito de reagrupar e superar as adversidades, já que ele costuma ser muito bom em táticas improvisadas. Ao longo do tempo, além de seus poderes se tornarem uma força descomunal, ele também se tornou um grande estrategista, capaz de prever os passos de seus oponentes com uma contingência pronta.
Ele foi o primeiro a notar que o sonho de Charles Xavier, assim como a violência de Magneto, não poderiam ser as únicas opções para os mutantes. Assim, Ciclope criou sua própria corrente, provando que tanto Xavier quanto Magneto fazem parte de dois extremos da mesma ferradura — e sabemos que os extremos da ferradura são muito parecidos.
Assim, ele liderou sua própria frente e se rebelou contra Xavier, até mesmo matando seu mentor durante a saga Vingadores vs X-Men
. Ele convenceu Magneto que seu caminho era melhor, ao ponto do Mestre do Magnetismo se curvar para acatar suas ordens.
Vale destacar também que, diferente do Capitão América, por exemplo, que costuma deixar o comando dos Vingadores de tempos em tempos, como acontece agora, Ciclope nunca deixou de liderar algum grupo de mutantes para tentar tornar o mundo melhor com ações proativas.
Para completar, seu legado familiar reúne os mutantes mais poderosos de todos os tempos. Além de seus irmãos Destrutor e Vulcano e seu pai, Corsário, líder dos Piratas Espaciais, os poderosos Cable e Rachel Summers são fruto de seu relacionamento com Jean Grey.
Os próximos passos de Ciclope
Atualmente, Ciclope, depois de ver seu sonho devastado com a queda da Krakoa durante o Massacre de Mutantes do Hellfire Gala
, foi torturado e teve seus olhos costurados. Depois de se recompor, teve que enfrentar a traição do Professor X, e, em breve, ele vai liderar uma nova equipe dos X-Men em uma fase menos complexa e mais “básica”.
Com a queda de Krakoa, os mutantes vão tentar se reintegrar à humanidade, e a equipe liderada por Ciclope terá um papel mais proativo, assim como seu líder sempre foi. A missão dessa equipe, baseada no Alasca, é enfrentar a organização Orchis e o vilão Feilong, como também as inteligências artificiais na forma de Sentinelas; e o que mais aparecer pela frente com planos de erradicação dos Filhos do Átomo.
Já nos cinemas, tudo leva a crer que o chefão da Marvel Entertainment
, Kevin Feige
, tenha planos para construir um Ciclope tão importante e poderoso nas telonas quanto nos quadrinhos. O fato de Wolverine possivelmente nem mesmo estar escalado para a equipe dos X-Men que vai chegar ao MCU é um bom indício, pois assim não haverá novamente a polarização que ofuscou o Scott Summers insosso do primeiro filme dos X-Men.
Para completar essa previsão, basta também observar como a animação X-Men ‘97
, que também teve a supervisão de Feige, vem destacando a liderança de Ciclope. Enquanto Scott é reconstruído nas telinhas do Disney
+, sua próxima versão dos cinemas promete finalmente mostrar por que o herói é considerado o melhor comandante dos Filhos do Átomo desde os anos 1960.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: