X-Men ‘97
já é um dos grandes sucessos da divisão de animações do Marvel
Studio, dando continuidade ao adorado desenho animado dos anos 90. Só que os mutantes não foram os únicos heróis a ganharem uma animação na época. Outros personagens ganharam títulos próprios e até fizeram crossover com os X-Men.
Isso gerou uma dúvida, principalmente nos tempos atuais de universos compartilhados, se todas as animações da Marvel que foram lançadas nos anos 90 se passavam em uma mesma realidade. Com o sucesso de X-Men ‘97,
rumores começaram a surgir de que o Marvel Studios estaria cogitando reviver algumas das séries
, mas uma pergunta ainda fica no ar: todas realmente fazem parte do mesmo universo?
A resposta objetiva é não, embora haja alguns pormenores que podem ser aproveitados tanto na nova animação dos X-men como justificativa para que a Marvel resgate alguns desses personagens para um novo crossover no futuro. Afinal, com o multiverso aí, tudo é possível.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
A confusão dos universos
Tecnicamente, a única animação que tem uma ligação direta com os X-Men é Homem-Aranha: A Série Animada
. Ambos os desenhos se passam na Terra-92131, inclusive tendo alguns episódios envolvendo a equipe de mutantes ajudando Peter Parker
.
Enquanto isso, outras animações da Marvel criadas na década 1990, como Quarteto Fantástico
, O Incrível Hulk
e Homem de Ferro
, fariam parte da Terra 534834, tendo os seus próprios crossovers.
Só que muitos desses personagens acabam dando as caras na série animada do Homem-Aranha no episódio em que adapta a história das Guerras Secretas
, como o Quarteto Fantástico, Capitão América, Homem de Ferro e a Tempestade. É a partir daí que surge toda essa confusão.
Poderia ser argumentado que o Aranha teria puxado esses heróis de outra realidade (uma manobra que o universo cinematográfico da Marvel parece estar querendo usar nos próximos filmes dos Vingadores
), mas o Homem de Ferro também aparece em outros episódios da série, deixando tudo bastante confuso.
Se fossemos pensar em termos práticos: X-Men e Homem-Aranha de um lado; Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e O Incrível Hulk de outro. Existe também uma série do Surfista Prateado
, mas esse sempre foi isolado de todo mundo.
Porém, considerando os rumores sobre a Marvel querer ressuscitar essa era de suas animações, pode ser interessante saber um pouco mais sobre elas.
Homem-Aranha: A Série Animada
Considerada por muitos como uma das melhores adaptações do herói, o desenho mostra Peter Parker, um fotógrafo que, quando adolescente, foi picado por uma aranha radioativa, ganhando poderes e eventualmente se tornando o herói Homem-Aranha.
A série é bastante conhecida por adaptar várias das maiores histórias do Aranha, como a citada Guerra Secreta, Pecado dos Nossos Pais, toda a saga do Simbionte e ter sido a primeira mídia a brincar com a ideia de juntar Homens-Aranha de várias dimensões em uma missão, algo que evoluiu até a criação de
Homem-Aranha no Aranhaverso
. E, por ter sido reprisada à exaustão no Brasil, foi a porta de entrada de muita gente para o universo do herói.
Quarteto Fantástico
O desenho do Quarteto Fantástico
foi criado para fazer parte de um bloco de animação da Marvel na Fox Kids americana, ao lado de Homem de Ferro. Na sua primeira temporada, os episódios adaptaram histórias clássicas da primeira família da Marvel, com a participação de Stan Lee
no final de cada capítulo explicando como criou essas tramas.
A segunda temporada teve mudanças na animação devido a uma mudança do estúdio de produção, e histórias mais maduras, algumas baseadas do período em que os quadrinhos do time eram tocados pelo roteirista e desenhista John Byrne, também conhecido pela sua parceria com o escritor Chris Claremont nas revistas dos X-Men, criando a Saga da Fênix e Dias de Um Futuro Esquecido.
Homem de Ferro
Lembrando que o Homem de Ferro era um personagem B da Marvel na década de 90, a série animada do herói não teve tanto cuidado na criação das histórias de sua primeira temporada. Com tramas que se concluíam dentro do próprio episódio, a série tinha um tom mais simples, apesar de usar diversos personagens conhecidos dos quadrinhos, como o vilão Mandarim, MODOK, Fin Fang Foom, Máquina de Combate, Feiticeira Escarlate, Mulher-Aranha e Gavião Arqueiro.
Mesmo não adaptando nenhuma trama específica dos quadrinhos, às vezes lembravam que o Homem de Ferro
poderia render alguma coisa, e as duas temporadas tiveram episódios co-escritos por Stan Lee, o que pelo menos deu certo prestígio à produção.
O Incrível Hulk
Assim como as outras séries animadas, O Incrível Hulk
já começa com Bruce Banner em fuga do exército após o acidente que o transformou no Gigante Esmeralda. Enfrentando vários inimigos dos quadrinhos, além de esbarrar em heróis como Thor, Senhor Fantástico, Coisa e Máquina de Combate, a série evolui consideravelmente, se transformando em uma história sobre o Hulk Cinza e a Mulher-Hulk na segunda temporada.
Como a própria abertura do desenho indica, O Incrível Hulk
era uma animação mais sombria em sua primeira temporada, aliviando um pouco o tom no seu segundo ano, com a entrada de Mulher-Hulk como co-protagonista.
X-Men: A Série Animada
, X-Men ‘97
, Homem-Aranha
, Quarteto Fantástico
, Homem de Ferro
e O Incrível Hulk
estão disponíveis na Disney
+.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: