A Microsoft
anunciou que vai permitir a desinstalação do navegador Edge e da pesquisa na web baseada no Bing do Windows 11. Contudo, há um “pequeno” detalhe nessa novidade: ela só está disponível para pessoas residentes nos países do Espaço Econômico Europeu (EEE).
Essa possibilidade será oferecida em uma atualização futura do sistema operacional com efeito apenas nessa região. As mudanças fazem parte dos ajustes que a Microsoft precisa fazer para atender a Lei dos Mercados Digitais da Comissão Europeia, que entrará em vigor em março de 2024.
Os consumidores também poderão remover aplicativos pré-instalados da Microsoft ou de parceiros, e apenas alguns apps não podem ser desinstalados — incluindo o Explorador de Arquivos e o Windows Phone Link.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Opção para remover apps
Segundo o blog oficial da companhia, o Windows 11 vai identificar claramente quais aplicativos são componentes do sistema e terá a opção para desinstalar os seguintes aplicativos:
- Câmera;
- Cortana;
- Fotos;
- Microsoft Edge (apenas no EEE);
- Pesquisa na web com Bing (apenas no EEE).
A Microsoft reforça que apenas as pessoas na Europa poderão remover o Edge e o Bing. A empresa explica que a identificação dos aparelhos na região é feita pela configuração definida pelos consumidores.
“O Windows usa a região escolhida pelo cliente durante a configuração do aparelho para identificar se o PC está no EEE. Uma vez escolhida a configuração do dispositivo, a região usada para conformidade com a Lei dos Mercados Digitais só pode ser alterada com o reset do PC”, informa a companhia.
O Espaço Econômico Europeu é composto pelos países da União Europeia, além de Islândia, Liechtenstein e Noruega. São eles:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Irlanda
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Checa
- República de Chipre
- Romênia
- Suécia
A empresa não indicou se a opção de desinstalar o Edge e a busca por Bing pode ser estendida para outras regiões no futuro.
A Microsoft anunciou ainda outro ajuste para o Windows 11 para garantir que o sistema operacional não redefina as configurações e lembre das configurações definidas pelos clientes. Além disso, o SO vai perguntar se os consumidores no EEE desejam sincronizar o Windows com uma conta da Microsoft.
Lei dos Mercados Digitais
A Lei dos Mercados Digitais proposta pela Comissão Europeia tem como objetivo assegurar um maior grau de competitividade no mercado e impedir o abuso de poder por parte de grandes empresas, em especial as Big Techs.
A lista de obrigações exige uma série de conformidades a respeito de portabilidade, acessibilidade, proteção de dados, além de oferecer aos consumidores a opção de escolher outros apps, navegadores ou assistentes virtuais e remover aplicativos pré-instalados nos aparelhos.
Além da Microsoft, outras gigantes do setor de tecnologia fazem alterações em seus produtos e serviços para atender a Lei. Facebook e Instagram lançaram uma versão paga sem anúncios
, enquanto a Apple poderá ser obrigada a permitir a instalação de apps não listados na App Store
.
As empresas têm até março de 2024 para cumprir todas as exigências.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: