domingo, 18 de janeiro de 2026

WhatsApp testa respostas em grupos de avisos nas comunidades

WhatsApp testa respostas em grupos de avisos nas comunidades
André Lourenti Magalhães

WhatsApp testa respostas em grupos de avisos nas comunidades

A nova versão de testes do WhatsApp
para iOS começou a experimentar um novo recurso: a opção de responder às mensagens no grupo de avisos das comunidades. Por padrão, esse tipo de conversa permite que apenas os administradores enviem atualizações por lá, mas o cenário provavelmente mudará em breve.

De acordo com o site WABetaInfo, o mensageiro liberou a opção a partir da versão 24.6.10.72 do Beta para iOS e ainda não há registro no Android. As respostas ficam listadas como uma lista de comentários do Instagram
ou do Facebook
: não é possível vê-las na conversa principal e é necessário tocar sobre a mensagem para acompanhar as reações dos participantes.

O site ainda aponta que a opção para enviar comentários está disponível apenas nas comunidades que tenham menos de 1.024 participantes — o limite atual é de 2.000 pessoas, mas ainda não dá para confirmar se o app vai adaptar essa regra até o lançamento na versão estável.


Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Mais interação nas comunidades

A novidade tem pontos positivos e negativos. Por um lado, reforça as possibilidades de interação e estimula o debate sobre assuntos importantes no grupo de anúncios, como na hora de tirar dúvidas ou receber feedback.

Por outro, foge um pouco do propósito do grupo em si, que é oferecer uma comunicação direta e que pode ser acompanhada por todas as pessoas presentes. Um anúncio pode perder a força se concentrar uma longa discussão logo em seguida, principalmente se não houver outro aviso logo em seguida.

Isso também mostra que o WhatsApp quer aumentar a interação nas conversas de comunicação em massa do app — além das comunidades, o Zap também prepara uma opção para incluir respostas em canais
. Isso transformaria os espaços em grandes chats de discussão e ganharia uma experiência similar à do rival Telegram
, que já permite comentários nos próprios canais
.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte