segunda-feira, 17 de junho de 2024
Campo Grande
22°C

Rádio SOUCG

WhatsApp oficializa pagamentos via Pix, mas recurso já existia no app

Douglas Ciriaco

WhatsApp oficializa pagamentos via Pix, mas recurso já existia no app

A Meta
oficializou a chegada do Pix ao WhatsApp
Business na última quinta (7), durante o evento Meta Conversations, em São Paulo. A empresa destacou que comerciantes podem cadastrar uma chave Pix para gerar um código que será compartilhado com compradores, e a transação é completada num app de banco.

Apesar de ser apresentada como novidade, a opção está disponível no país há algum tempo — ao menos desde dezembro de 2023. À época, a reportagem do Canaltech entrou em contato com a empresa a fim de esclarecer publicações do perfil oficial do Zap nos Status citando pagamento via Pix.

A Meta então explicou que a tela em questão ( print
abaixo) estava disponível para comerciantes que usavam o WhatsApp Business e poderiam oferecer o Pix como forma de pagamento.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

A nota da Meta, na íntegra, foi a seguinte:

O serviço de pagamentos no WhatsApp permite que o usuário opte por pagar compras de produtos ou serviços via cartão de débito/crédito, via PIX ou ainda por outras formas de pagamento, como boleto ou depósito em conta.

Pagamento via cartão: nas funções débito e crédito, o pagamento será realizado diretamente na conversa, sem a necessidade de sair do WhatsApp.

PIX: a função permite que o usuário visualize e copie facilmente o código para que a transação seja finalizada no aplicativo do seu banco.

Outras formas de pagamento: a empresa pode escolher quais deseja apresentar no menu e o pagamento seguirá pelos canais correspondentes.

Mudou ou não mudou?

Após o anúncio de ontem, o Canaltech entrou novamente em contato com a Meta a fim de esclarecer qual a diferença entre o que foi anunciado no Meta Conversations e o que já existia. A empresa, porém, não deu muitos detalhes além de dizer que a opção de pagamentos foi estendida a empresas médias e grandes.

Confira a nota na íntegra:

A Meta anunciou a extensão da funcionalidade de pagamentos para médias e grandes empresas dentro da conversa do WhatsApp.
PIX chega como outra forma de pagamento, dando mais possibilidades para empresas e consumidores.

Pix no WhatsApp Business

De qualquer forma, quem faz negócios pelo WhatsApp já conta há algum tempo com a opção de oferecer o Pix como uma forma de pagamento.

Vale destacar, porém, que a transação via Pix não pode ser feita via WhatsApp Pay, ou seja, quem vai pagar precisa copiar o código enviado pelo vendedor e completar a transação no seu app de banco, seja ele qual for. Não é possível pagar via Pix usando seus dados bancários ou cartão de crédito cadastrado no sistema de pagamentos do Zap — na prática, portanto, isso funciona como uma compra realizada em qualquer loja online (site ou app).

A opção de pagamento via Pix, cabe ressaltar, está disponível apenas na conversa entre uma conta comercial (WhatsApp Buiness) e uma conta de pessoa física. Se você quer cobrar um amigo pelo Zap, por exemplo, não é possível gerar um código de Pix.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas