sábado, 18 de maio de 2024
Campo Grande
19°C

Rádio SOUCG

WhatsApp explica as mudanças de design do aplicativo

Guilherme Haas

WhatsApp explica as mudanças de design do aplicativo

Nas últimas semanas, o WhatsApp
recebeu atualizações de design no Android e no iOS com uma nova paleta de cores, alterações no posicionamento de botões e recursos, além de novas ilustrações, ícones e animações. Agora, a Head de Design do WhatsApp, Idit Yaniv, comentou as decisões por trás dessas mudanças em uma publicação no blog
oficial da companhia.

Segundo a executiva, a filosofia de design do mensageiro é baseada na simplicidade, confiabilidade e privacidade, com o objetivo de criar uma experiência que seja intuitiva para todos os usuários — independente de sua experiência digital.

Princípios de design do WhatsApp

Na publicação, Idit Yaniv conta que três princípios guiaram a equipe no desenvolvimento do novo visual durante a fase de pesquisas e debates: o WhatsApp precisa ser “moderno, acessível e simples”.


Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

“A forma como abordamos mudanças no WhatsApp coloca o usuário no centro de tudo. Consideramos vários níveis de conectividade e alfabetização digital para manter o WhatsApp acessível, e somos cuidadosos com mudanças que afetam a memória muscular das pessoas”, afirma a Head de Design.

O post apresenta uma evolução do visual do mensageiro ao longo dos anos e destaca que o design precisava acompanhar o crescimento do produto — tanto em número de usuários quanto em recursos do aplicativo.

A executiva comenta também cada detalhe do novo visual do WhatsApp, como a paleta de cores, a mudança na barra de navegação, os filtros de conversa e o plano de fundo das conversas.

Paleta de cores e modo escuro

Segundo Yaniv, mais de 35 interações de cores diferentes foram consideradas no processo de atualização do visual até chegar a “uma paleta que permite pares de cores harmoniosos em todo o aplicativo”.

O modo escuro do mensageiro também foi modificado no novo layout. “Ficamos sabendo que as pessoas gostariam de um modo escuro mais escuro. Nós focamos em maior contraste e tons mais profundos para reduzir o cansaço visual em ambientes com pouca luz”, revela a Head de Design.

Barra de navegação e filtros de conversa

Yaniv destaca ainda a nova barra de navegação inferior no Android, criada para facilitar o acesso e a navegação entre as diferentes abas do aplicativo — sendo elas as conversas, atualizações, comunidades e chamadas.

Essa mudança permitiu que a equipe utilizasse a parte superior dos chats para incluir filtros. “Mover a barra de navegação no Android para a parte inferior nos permitiu criar filtros para ficarem no topo da lista de conversas, para que as pessoas possam encontrar facilmente as conversas certas sem percorrer toda a caixa de entrada”, contou a executiva.

Já na versão para iOS, uma mudança no layout de anexos transformou o menu em tela cheia para uma bandeja expansível que reúne as opções de envio de fotos, documentos, enquetes, entre outros recursos.

Ícones, ilustrações e plano de fundo

O novo visual do WhatsApp traz ainda atualizações nos ícones, ilustrações e animações, que ganharam um estilo arredondado e “uma estética mais divertida”. Segundo Yaniv, “ícones ajudam a adicionar dicas visuais para orientar rapidamente as pessoas através da ação ou informação desejada, então é importante que estes sejam intuitivos e reconhecíveis”.

Além disso, o plano de fundo padrão dos chats foi atualizado com uma revisão da arte dos doodles. “Nosso time explorou novas opções que tinham estilo simples e representavam melhor um conjunto diversificado de pessoas e objetos”, explica a Head.

As novidades no layout do WhatsApp já estão disponíveis para Android e iOS — veja como atualizar
o aplicativo.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas