O WhatsApp lançou nesta segunda-feira (29) uma atualização que permite localizar grupos mesmo quando o usuário não lembra o nome ou ele foi alterado.
Agora, ao digitar o nome de um contato na busca, o aplicativo exibe os grupos na seção “ Grupos em comum ” e permite pesquisas por palavra-chave, data ou tipo de mídia, como fotos, vídeos, GIFs, links, áudios, enquetes e documentos.
O Portal iG explica como usar o recurso novo e oferece outras dicas relacionadas abaixo.
Busca de grupos por contato
Para encontrar um grupo, basta inserir o nome de um participante na barra de pesquisa da aba ” Conversas” .

Pesquisa de grupos por meio de contatos em comum no WhatsApp
Se a conversa não aparecer, ainda é possível verificar as conversas arquivadas. Lembrando que, caso o usuário não faça parte do grupo, é necessário que um dos administradores o adicione ou envie um link de convite, para obter a autorização de visualizar as mensagens.
Também é possível fixar grupos na lista de conversas para acesso mais rápido, embora não haja separação entre chats individuais e em grupo na aba “Conversas”.
Pesquisa detalhada de mensagens e mídias
O recurso de pesquisa permite localizar mensagens por palavra-chave, data específica ou tipo de mídia. No Android e iOS, a busca pode ser feita na aba “Conversas”.

Pesquisa por arquivos na busca do WhatsApp
O recurso de pesquisa também é acessível em um chat individual ou grupo para maior precisão dos resultados, caso já saiba onde o conteúdo buscado se encontra.
Para localizar mídias, basta selecionar o filtro desejado – fotos, vídeos, links, GIFs, áudios, enquetes ou documentos – e visualizar rapidamente o conteúdo relacionado.
Grupos escondidos ou deletados
Caso o usuário não encontre o grupo que procura, pode acontecer de ter arquivado o chat em grupo. Isso o oculta da aba principal, mantendo-o escondido mesmo ao receber novas mensagens.
Para desarquivar, é necessário acessar a pasta ” Arquivadas ” e tocar ou deslizar na conversa desejada. Há a opção de desarquivar automaticamente ao receber novas mensagens ou manter as conversas arquivadas, conforme a preferência do usuário.
Caso busque por um grupo do qual saiu ou apagou, é preciso ser adicionado novamente por um administrador. Caso o usuário tenha saído do mesmo grupo duas vezes, há um período de espera de 24 horas antes de poder ser readicionado, que pode ser encurtado via link de convite.
Grupos que fazem parte de comunidades podem ser acessados na aba ” Comunidades ” ou pesquisando diretamente pelo nome.
Observações importantes
Após restaurar o histórico de conversas, pode levar algum tempo até que todas as mensagens fiquem disponíveis para pesquisa.
Conversas arquivadas não geram notificações, a menos que o usuário seja mencionado ou respondido diretamente.
Cada vez que alguém sai de um grupo, o tempo necessário para ser readicionado aumenta, podendo chegar a até 81 dias.