As contas empresariais do WhatsApp
Business ganharam um recurso para adicionar uma lista de comandos nas conversas. Esses atalhos permitem que os consumidores acessem informações rápidas sobre a empresa ou um produto específico, sem a necessidade de pedir diretamente pelo chat e aguardar uma resposta manual do administrador do número.
Por enquanto, a novidade está em fase de testes para empresas que usam a API
do WhatsApp Cloud, mas já está disponível para todos os consumidores que possuem a versão mais recente do Zap no Android e no iOS. Isso significa que você pode entrar em contato com uma empresa compatível e já usar o menu de comandos, mas nem todo perfil empresarial terá acesso à ferramenta num primeiro momento.
É possível abrir o menu de ações ao digitar um símbolo de barra (“/”) na conversa e depois selecionar a opção desejada. De acordo com o site WABetaInfo, cada empresa pode adicionar até 30 comandos à conta no WhatsApp. Cada atalho deve ter até 32 caracteres de duração e o texto das respostas possui um limite de 256 caracteres.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Vida mais fácil para clientes
A novidade promete ajudar muito na hora de tirar dúvidas com o perfil da empresa. Um comando /cardápio
, por exemplo, poderia fornecer um link do cardápio rapidamente ao cliente, que não precisaria esperar alguns minutos pelo atendimento de algum responsável pela conta.
Vale reforçar, também, que a experiência de uso é muito parecida com a do Telegram: o mensageiro rival também possui uma lista de comandos aberta com um sinal de “/” e permite liberar ações específicas com os bots inclusos nas conversas
.
Quando o assunto é uma experiência adaptada para empresas, o WhatsApp leva vantagem, mas é interessante notar que o app herdou mais uma característica de uso do concorrente.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: