O WhatsApp
experimenta o uso de reconhecimento facial para desbloquear o aplicativo no Android. O mensageiro começou a testar a função na versão Beta, disponível para inscritos na Play Store, e isso normalmente é um sinal de que a novidade será lançada na plataforma.
A novidade também inclui uma mudança no nome da ferramenta dentro do Zap: deixa de se chamar “Bloqueio por impressão digital” e vira “Bloqueio do app”, já que há mais de uma opção disponível.
Atualmente, a única forma desbloquear o WhatsApp na versão estável (ou seja, que não é a Beta) no Android por biometria envolve o uso da impressão digital — o ajuste fica desativado como padrão e o usuário precisa acioná-lo manualmente nas configurações do app. A versão para iOS, por outro lado, permite usar a impressão digital e o Face ID do iPhone.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Em ambos os casos, é possível escolher por quanto tempo o app fica ativo até bloquear a tela e exibir a biometria para abrir as conversas novamente. Há, ainda, um ajuste que permite mostrar ou não as notificações de mensagens com a tela protegida por senha.
A novidade adiciona uma camada extra de proteção contra invasores: burlar a biometria por impressão digital já é uma tarefa complexa, e a opção de usar o reconhecimento facial também amplia as opções do usuário para desbloquear o app. Esse recurso, combinado com a opção de criar chats secretos e protegidos por senha
, ajuda a aumentar ainda mais a privacidade contra bisbilhoteiros.
Como ativar o bloqueio por biometria no WhatsApp
Siga estes passos no Android:
- Abra o WhatsApp;
- Toque no ícone de três pontos;
- Selecione “Configurações”;
- Acesse “Privacidade”;
- Toque em “Bloqueio do app” (somente na versão Beta);
- Ative a função.
Ainda em testes
O reconhecimento facial foi liberado apenas para testadores que usam a versão 2.24.6.20 do Beta do WhatsApp para Android. É provável que o app leve algumas semanas (ou até meses) para disponibilizar a função para todos os usuários na versão estável.
Enquanto a opção não chega, você pode conferir outras alternativas para esconder conversas no mensageiro
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: