Apple
anunciou uma série de novidades para o watchOS
11 durante a abertura da WWDC 2024, com destaque para novas soluções de monitoramento de saúde e acompanhamento na prática de exercícios físicos. O novo sistema operacional
do Apple
Watch ganhará também novas opções de personalização com sugestões para o Mostrador de Fotos baseadas em expressões faciais e composição das imagens.
Solução personalizada para treinos
Uma das novidades do watchOS 11 é o recurso Training Load, que elabora relatórios sobre a intensidade e a duração dos exercícios físicos. A solução utiliza dados como frequência cardíaca, ritmo, idade e peso para calcular uma estimativa da “taxa de esforço” — métrica que poderá ser usada para a avaliação de desempenho após cada treino.
Os dados registrados pelo Training Load vão indicar, por exemplo, se os exercícios realizados em um treino estão acima ou abaixo da média calculada, o que permitirá o acompanhamento das metas e a realização de ajustes de acordo com os objetivos desejados.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Monitoramento de saúde com o app Vitals
O watchOS 11 também vai apresentar o Vitals, app focado no acompanhamento dos principais dados vitais do corpo, como sono, frequência cardíaca e respiração. O aplicativo será capaz de monitorar o status diário da saúde, compreender as alterações desses sinais e até alertar o usuário sobre quaisquer mudanças nos padrões vitais — incluindo notificações caso múltiplas métricas estejam fora do normal.
Suporte para a saúde da mulher
O novo sistema operacional do Apple Watch também novidades dedicadas à saúde da mulher, em especial durante a gravidez. O recurso Rastreamento do Ciclo vai apresentar no smartwatch dados sobre cada idade gestacional, com informações essenciais para período e suporte contínuo durante toda a gravidez.
Widgets mais inteligentes no Smart Stack
O Conjunto Inteligente (Smart Stack), lançado no ano passado, ganhará novas funções no watchOS 11. Novos widgets serão adicionados automaticamente na parte inferior da tela do Apple Watch, como um widget
de precipitação para alertar sobre chuvas iminentes.
Outra solução prática é o recurso de tradução poderá ser acionado diretamente do Smart Stack. A ferramenta permitirá ditar textos e ouvir ou ler as traduções com rapidez pelo smartwatch, o que poderá ser bastante útil em viagens ao exterior.
Acompanhamento de atividades ao vivo
O watchOS 11 terá também suporte às Atividades ao Vivo (Live Activities). O recurso oferece atualizações em tempo real de eventos importantes diretamente no Apple Watch, sem a necessidade de abrir aplicativos específicos. As pessoas poderão, por exemplo, receber atualizações do recurso Chegou Bem (Check in) do app Mensagens ou de aplicativos de terceiros como Uber
.
Personalização dos mostradores
Por fim, o mostrador do Apple Watch terá novos recursos de personalização, com utilização de aprendizado de máquina para sugerir fotos com base em expressões faciais e composição.
Além disso, a novidade permitirá modificar essas imagens e combinar com o mostrador de hora para criar modelos altamente personalizados. Entre essas opções, será possível escolher uma cor monocromática para o fundo e alterar a fonte.
O watchOS 11 está previsto para ser lançado em setembro, com a primeira versão beta disponível em breve para desenvolvedores.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: