A vice-presidente de valores e transparência da Comissão Europeia, Věra Jourová, afirmou nesta semana que o Twitter, agora chamado de X, é a “plataforma com a maior proporção de postagens falsas e desinformação”.
A afirmação foi feita depois do órgão receber relatórios de todas as grandes plataformas digitais sobre medidas para o combate à desinformação, menos do Twitter. Os relatórios fazem parte das iniciativas do Código de Conduta da Desinformação, que conta com 44 signatários, incluindo Facebook, Google, YouTube, TikTok e LinkedIn.
O Twitter era uma das empresas que participavam dos esforços da União Europeia para conter a desinformação, mas deixou de ser signatário do código em maio deste ano.
Em entrevista de imprensa, Jourová disse que Elon Musk, dono do Twitter, sabia que deixar a iniciativa não isentaria a empresa de cumprir leis impostas pelo bloco. “Existem obrigações sobre os instrumentos legislativos. Então minha mensagem para o Twitter/X é: vocês vão ter que cumprir. Nós estaremos observando o que vocês estão fazendo”, declarou.
Código de Conduta da Desinformação
Em carta aberta, a vice-presidente explicou que os esforços para conter a desinformação na Europa são especialmente relevantes neste momento, sobretudo por conta da guerra na Ucrânia e das eleições na União Europeia, que acontecem no próximo ano.
“Devemos enfrentar esse risco. As plataformas de grande dimensão devem enfrentar este risco”, afirmou. “As próximas eleições serão um teste importante para o Código, no qual os signatários das plataformas não devem falhar. As plataformas terão de levar a sério a sua responsabilidade, especialmente tendo em conta a Lei de Serviços Digitais, que exige que mitiguem os riscos que representam para as eleições”, completou.