Você já deve ter se deparado com as opções de plugue de tomada em compras internacionais, certo? Entre as mais comuns estão a europeia, americana, britânica e australiana. Dessas, apenas dois padrões são compatíveis com algumas tomadas brasileiras. Entenda as diferenças e qual é a melhor opção a seguir.
Europeu, americano, britânico… qual escolher?
O melhor tipo de plugue para importar para o Brasil é o europeu (EU). A nossa tomada de três pinos é compatível com o Tipo C, que é o padrão do Velho Continente. E também era um dos padrões mais comuns por aqui antes da nova norma estabelecida por lei federal em 2006.
Outros tipos mais comuns de ver em produtos do AliExpress e afins são o padrão americano, o britânico e o australiano. O primeiro também é de dois pinos, mas de formato achatado. O segundo são três pinos, sendo dois alinhados e deitados, e mais um “em pé”, maior. Por fim, o terceiro tem três pinos achatados “em triângulo”.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Por algum tempo, o Brasil adotava o padrão de alguns países ao mesmo tempo. Os principais eram os tipos A, B e C, ou seja, americano e europeu. Isso rendeu as entradas de tomada compatíveis tanto com pinos achatados quanto redondos. Quem ainda não atualizou a casa pode ver esse tipo de tomada nas paredes.
Porém, é essencial fazer não apenas a substituição como uma melhoria na instalação elétrica de sua casa. O terceiro pino é fundamental para o aterramento, que evita riscos de choques elétricos e protege os dispositivos. E também protege a rede elétrica.
Qual é o padrão de tomadas no Brasil?
Existem no mundo 14 tipos de tomada diferentes. O Brasil utiliza o Tipo N, um padrão de três pinos, cujo nome técnico é o NBR 14136. Trata-se de um design compatível com o tipo C, padrão na Europa (exceto Reino Unido, Irlanda, Chipre e Malta).
O design com três pinos é compatível com os dois pinos, que chegou a ser um dos mais populares aqui no Brasil. O terceiro pino tem a intenção de fazer o aterramento. Trata-se de um processo de proteção do dispositivo e da rede elétrica da casa, de maneira geral.
Antes de adotar o novo tipo de plugue (que também é usado atualmente na África do Sul), o Brasil era um pouco bagunçado em tomadas. Produtos poderiam ser encontrados tanto com o Tipo A quanto o Tipo B ou o Tipo C. Por isso, muitas tomadas no país são compatíveis com esses três plugues.
O tipo A é o padrão nos Estados Unidos e em outros países, como o Japão. O Tipo B é uma variação do A, com um pino a mais para aterramento — assim como o padrão brasileiro é uma variação do Tipo C europeu.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: