O TikTok
anunciou que vai oferecer duas novas ferramentas para empresas e criadores de conteúdo nas propagandas: influenciadores digitais virtuais criados por inteligência artificial. Segundo a companhia, o objetivo é quebrar barreiras do idioma e aproximar a marca de seus consumidores ao empregar a IA para gerar avatares de voz e vídeo.
Avatar feito por IA
Chamado de Symphony Digital Avatars, o recurso chega com duas opções: a Custom e a Stock. A primeira faz uso de IA para gerar um avatar digital semelhante a algum criador de conteúdo da marca e servir como um porta-voz da empresa e falar diferentes línguas.
Já a segunda opção oferece avatares baseados em atores pagos de uma grande diversidade de nacionalidades e estilos. A ideia, conforme o TikTok, é“auxiliar criadores e marcas a cativar públicos globais e entregar mensagens impactantes de forma envolvente e autêntica”.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Tanto o Stock quanto o Custom lembram bastante o que o governo da Ucrânia fez no início de maio
. Além disso, sempre que uma companhia utilizar qualquer um dos avatares em seus anúncios, haverá um rótulo indicando o uso de IA.
Suporte a diversos idiomas
Para garantir a comunicação em diversos países, o TikTok também traz a função Symphony AI Dubbing, que permite aos produtores de conteúdo dublarem seus vídeos em mais de dez línguas distintas, incluindo português, francês, alemão e koreano.
A ferramenta detecta instantaneamente o idioma da produção e consegue traduzir para depois dublar tudo em outra língua escolhida pelo usuário nas propagandas.
Vale ressaltar que tanto os avatares digitais quanto a dublagem por IA estão em fase de testes no TikTok e não têm data para serem liberados por completo.
É claro que se não tomar cuidado, a plataforma chinesa pode criar oportunidades para a tecnologia
fazer estragos. Assim, é importante ficar de olho e aprender a identificar um deepfake por precaução
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: